Extensão

Simulação realística: cursos inéditos capacitam profissionais da saúde

15/09/2021

16:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Formações oferecidas pela UPF são voltadas para profissionais e acadêmicos e têm certificações válidas pela AHA e AMIB

Profissionais e estudantes da área da saúde têm a oportunidade de participar de capacitações inéditas e com certificações válidas pela American Heart Association (AHA) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), por meio do Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF). Ao todo, são dez possibilidades de cursos de extensão que estão com inscrições abertas. Estas formações são novas no município e, antes, eram realizadas somente em capitais do Brasil ou em eventos. 

Os cursos, presenciais e oferecidos pelo CSR, AHA e AMIB, são destinados para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e dentistas, e para acadêmicos dos cursos destas profissões. Segundo os organizadores, há uma grande demanda de formação profissional no mercado de trabalho e os cursos disponibilizados visam atender justamente essa necessidade.

Conheça as formações desenvolvidas pelo CSR:

Via Aérea Difícil
O manuseio inadequado da via aérea, principalmente em situações de urgência, é causa frequente de complicações graves ao paciente. Dessa forma, todo médico que atende pacientes graves deve estar fortemente habilitado a enfrentar essas situações difíceis e de enorme complexidade. O curso de Via Aérea Difícil prepara os profissionais para agirem com segurança e agilidade nestes casos, sob protocolos que salvam.

Período de realização do curso: 23 de outubro, das 8h às 12h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 17/10, AQUI

Monitorização de Pacientes Graves
Inúmeras situações de urgência e emergência colocam diariamente a vida de diversas pessoas em risco, e os cuidados realizados imediatamente a monitorização e interpretação de sinais podem fazer total diferença, bem como salvar vidas. Assim, o curso de Monitorização de Pacientes Graves treina e forma profissionais para atuarem neste ramo prestando uma assistência fundamental.

Período de realização do curso: 23 de outubro, das 9h às 15h, no CSR - Campus II da UPF
Inscrições: até 17/10, AQUI

Ventilação Não Invasiva - VNI
A ventilação mecânica não invasiva é muito útil no serviço de urgência e alterou, com o passar dos anos, a evolução e prognóstico de algumas doenças nos momentos de descompensação. Cada vez mais, esse dispositivo de suporte é utilizado e, assim, os profissionais da saúde devem estar habilitados para utilizá-lo da forma correta e na situação adequada. O curso de Ventilação Mecânica Não Invasiva (básico) proporciona o conhecimento necessário e desenvolve a habilidade necessária para o uso correto do equipamento.

Período de realização do curso: 6 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 1º/11, AQUI

Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)
O curso tem por objetivo habilitar profissionais da saúde para inserção, manutenção e retirada do Cateter Central Inserção Periférica (CCIP), no adulto e na criança. O aluno terá oportunidade de manusear diversos tipos de cateteres e realizar treinamento de inserção em simuladores para praticar a avaliação da rede venosa.

Período de realização do curso: 4 de dezembro, das 8h às 12h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 29/11, AQUI

Confira as formações da American Heart Association:

Suporte Avançado de Vida em Pediatria - SAVP/PALS
Focando em conceitos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico, suporte avançado de vida, ressuscitação efetiva, e reconhecimento de diferentes situações de emergência que antecedem uma PCR, o treinamento é baseado na simulação de situações reais em práticas, nas quais os profissionais podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais, bem como as de liderança de equipes de atendimento.

Período de realização do curso: 20 e 21 de novembro, das 8h às 21h30min e das 8h às 10h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 18/11, AQUI

Suporte Básico de Vida - SBV/BLS
O BLS treina profissionais de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares. Esse curso irá focar conceitos importantes de suporte básico de vida, bem como nos fundamentos para salvar vidas após PCR e em casos de emergência, preparando os profissionais para dominar o assunto e adquirir segurança na abordagem à vítima.

Período de realização do curso: 6 de novembro, das 8h às 12h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 1º/11, AQUI

Suporte Avançado de Vida Cardiovascular - SAVC/ACLS
O curso foca no aperfeiçoamento de habilidades para o atendimento a pacientes que apresentam emergências cardiovasculares, como: arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e situações de parada cardiorrespiratória. O treinamento é baseado na simulação de situações reais em práticas, nas quais os profissionais podem aprimorar suas habilidades técnicas e pessoais, bem como as de liderança de equipes de atendimento.

Período de realização do curso: 27 e 28 de novembro, das 8h às 21h30min e das 8h às 10h, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 22/11, AQUI

Saiba mais sobre os cursos ofertados pela AMIB:

Ventilação Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva - VENUTI/AMIB
O curso apresenta fundamentos do suporte ventilatório artificial, além de apresentar evidências científicas para o tratamento de insuficiência respiratória. A formação ainda revisa as técnicas ventilatórias a serem aplicadas nos principais cenários clínicos e apresenta as mais recentes evidências científicas que servem para nortear o tratamento da insuficiência respiratória aguda.

Período de realização do curso: 20 e 21 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 31/10, AQUI

Ecografia em Terapia Intensiva - ECOTIN/AMIB
O curso oferece noções básicas de ecocardiograma e ultrassonografia suficientes para que o aluno não familiarizado com o método aprenda os primeiros passos do exame e entenda as suas potenciais e promissoras aplicações no paciente gravemente enfermo.

Período de realização do curso: 4 e 5 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 5/12, AQUI

Fundamental Critical Care Support - FCCS/AMIB
O curso tem por objetivos preparar melhor os médicos intensivistas e não intensivistas para o atendimento do paciente gravemente enfermo nas primeiras 24 horas, bem como treiná-los para lidar com a deterioração dos pacientes graves de maneira mais eficiente e objetiva. A formação ajuda os profissionais a priorizarem a avaliação das necessidades do paciente grave, a selecionar os exames mais apropriados, a identificar e responder a mudanças significativas no paciente instável, a reconhecer e iniciar o tratamento das condições ameaçadoras à vida e a determinar a necessidade de transferência para centros de referência mais complexos.

Período de realização do curso: 11 e 12 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CSR – Campus II da UPF
Inscrições: até 15/11, AQUI