UPF Serviços

Setembro Amarelo: a importância do autocuidado para a valorização da vida

13/09/2021

14:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Clínica Integrada de Psicologia da UPF oferece serviços de escuta e acolhimento gratuitos para a comunidade

Os trabalhos realizados por psiquiatras e psicólogos são fundamentais
para quem enfrenta problemas de saúde mental

O mês de setembro concentra diversas ações que reforçam a importância da conscientização a favor da valorização da vida. A campanha Setembro Amarelo conta com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) que, além de ações institucionais, oferece espaços de escuta e acolhimento para toda a comunidade, como a Clínica Integrada de Psicologia, localizada no Campus I.

Desde o ano passado, o cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem gerado muitas dúvidas, medos e inseguranças com a doença em si e com outros motivos que acabam afetando também a saúde mental das pessoas. “Os sintomas de ansiedade e depressão, somados a outras questões, tornam-se fatores importantes que podem aumentar o risco de uma pessoa decidir tirar a própria vida. Por isso, o cuidado com a saúde mental é de extrema importância”, pontua a professora e coordenadora do curso de Psicologia, Me. Carla Goergen, ao destacar que “estamos vivendo um momento muito difícil, então o autocuidado é necessário em qualquer momento, não somente quando estamos passando por alguma dificuldade. Buscar uma terapia nos auxilia muito para trabalhar nossas questões internas”, afirma. 

Apoio a quem precisa

Moradores de Passo Fundo e região podem encontrar atendimento psicológico junto à Clínica Integrada de Psicologia da UPF, vinculada ao curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

“Através do trabalho de professores e estagiários, recebemos toda a comunidade de Passo Fundo e região, em atendimentos individuais para crianças, adolescentes e adultos e também para casais e famílias”, explica a professora, comentando que os serviços prestados mostram a importância do trabalho dos psicólogos num momento tão crítico e sensível como este de pandemia. “Realizamos atividades fundamentadas no enfoque psicoterápico de escuta dos problemas afetivos e de relacionamento humano e intervenção, buscando acolher a crise do paciente e transformá-la em possibilidade de enfrentamento de vida”, garante.

Os trabalhos realizados por psiquiatras e psicólogos são fundamentais para que pessoas que estão enfrentando problemas de saúde mental tenham uma melhor qualidade de vida. “O psicólogo tem o objetivo de conduzir o processo terapêutico para ajudar o paciente encontrar respostas às suas indagações e conseguir resolver problemas internos como traumas e outros. Somos procurados por quem possui questões específicas que queiram tratar ou por se sentirem, de alguma forma, incapacitados emocionalmente de lidar com um problema sozinho. Independente da escolha do profissional, o importante é pedir ajuda”, salienta a professora.

Como solicitar atendimento
Os atendimentos da Clínica Integrada de Psicologia são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min, nos prédios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que ficam localizados no Campus I da UPF. O serviço é gratuito. O agendamento de atendimento pode ser feito pelos telefones (54) 3316-8517 ou (54) 98432-8610.