Notícias UPF

UPF oferece Serviço de Orientação Vocacional Profissional

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Desenvolvido pelo curso de Psicologia, projeto ajuda quem tem dúvidas relacionadas a qual carreira seguir

A escolha por uma profissão é considerada um importante momento da vida, mas, algumas vezes, o processo pode causar questionamentos e inseguranças. Pensando em auxiliar quem passa por esta fase que o curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece gratuitamente o Serviço de Orientação Vocacional Profissional para estudantes do Ensino Médio e para qualquer pessoa que tenha dúvidas quanto ao seu futuro profissional.

A iniciativa é desenvolvida por acadêmicos da disciplina de Práticas Escolares I, sob a orientação e a supervisão da professora Me. Lívia Garcez. No projeto, os estudantes realizarão atividades relacionadas ao processo de escolha profissional, como dinâmicas de grupos, autorreflexão, psicoeducação sobre profissões, aplicação de testes, e escalas ou inventários. “A princípio, as ações ocorrerão de forma remota, por meio de um link da plataforma Google Meet, que será disponibilizado aos participantes. Também é possível que o trabalho aconteça presencialmente, se houver liberação para tanto”, comenta Lívia.

A docente complementa que, após todos os encontros, haverá um momento onde os participantes serão convidados a participar, sendo ministrada uma palestra com um profissional da área falando sobre a importância da orientação profissional no momento da escolha. Segundo Lívia, este evento será aberto à comunidade.

Interessados em participar do Serviço de Orientação Vocacional Profissional podem se inscrever até o dia 10 de maio, neste link. Os encontros iniciarão no dia 13 de maio. O projeto será constituído de cinco encontros com periodicidade semanal, encerrando em junho de 2021.

Conhecendo a si e as diferentes possibilidades profissionais
Dentre os alunos do curso de Psicologia que atuam na execução do projeto, estão os acadêmicos Monique Scheibe e Henrique França Duara. Para eles, realizar um projeto de orientação profissional é a oportunidade daqueles que ou não sabem que caminho seguir profissionalmente ou querem traçar uma nova rota no mundo do trabalho darem um significado às suas escolhas. “É poder entrar em contato consigo mesmo, aprender sobre o mundo das profissões, sobre o mercado de trabalho, sobre as diversas variedades de cursos que existem, e, principalmente, poder refletir sobre a tão receosa pergunta: o que eu quero?”, destaca Monique.

Na opinião de Henrique, o curso de Psicologia está dando uma oportunidade de poder entender e refletir quanto às vastas possibilidades profissionais. “A orientação profissional minimiza a ansiedade que surge no momento de tomar decisões, promove saúde mental, e diminui as chances de evasão do Ensino Superior e da carreira futuramente. Acredito que fazer uma orientação profissional é apostar em si e no futuro. A Psicologia fornece os conhecimentos da subjetividade do sujeito e a orientação profissional traduz para uma didática objetiva, com atividades em grupos, questionamentos e intervenções que levam à autorreflexão como experiência”, conta o estudante.

Ainda de acordo com Monique, participar do Serviço de Orientação Vocacional Profissional possibilita crescimento e aprendizado. “Estamos realmente colocando em prática todos os aprendizados e teorias que internalizamos no decorrer do curso. É um processo de refinamento, pois é na aplicação prática que obtemos resultados dos ensinamentos. E no campo da orientação profissional, a Psicologia vêm como um suporte essencial para trabalharmos o indivíduo em suas infinitas áreas que o atravessam”, comenta.

Henrique considera o Serviço como um diferencial do curso de Psicologia. “A graduação abre diversos caminhos profissionais e um deles é a orientação profissional. Durante o curso, temos diversas disciplinas teóricas que vão dar conta de explicar o âmbito do trabalho, das organizações e das relações constituídas nesses espaços. Entretanto, foi no meu primeiro contato com a orientação profissional que pude perceber que fazer uma boa escolha profissional é a chave para que as relações do mundo de trabalho, as organizações, os negócios, e os desejos pessoais de cada um circulem”, pontua.

Informações
Mais detalhes sobre o Serviço de Orientação Vocacional Profissional podem ser encontrados no perfil @psico.orientaupf no Instagram.