Ensino

Semana de Educação propõe reflexão sobre criatividade e inovação no ensino

23/09/2022

08:09

Por: Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor/UPF) Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Núcleo Experimental de Jornalismo

A Semana Acadêmica de Educação do DCE ocorreu no período de 12 a 19 de setembro

A educação é um dos direitos mais básicos da população. Ela é a responsável pela formação e desenvolvimento físico, intelectual e moral dos seres humanos. Para reforçar a importância desse assunto, o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Passo Fundo (DCE/UPF) promoveu, dos dias 12 a 19 de setembro, a I Semana Acadêmica de Educação. O tema principal foi “Criatividade e Inovação no ensino”, com seis noites repletas de palestras, oficinas e atividades presenciais com os acadêmicos da área da educação, de outras áreas da Instituição e comunidade externa.

Heloísa Pedroso, vice-presidente do DCE, disse que a intenção inicial da Semana Acadêmica foi proporcionar aos estudantes da educação uma integração entre os cursos. “A gente tem poucas oportunidades dessa interação na faculdade e vamos trabalhar as licenciaturas juntas nas escolas ou em outros ambientes educacionais”, acrescenta. 

Ela ainda mencionou que a reforma administrativa implementada pela UPF motivou a realização do evento. “O novo Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade tem como um dos pilares a educação. E foi o momento de aproveitar essa união inicial entre as licenciaturas para que se torne algo comum e que a gente crie o hábito de fazer semanas acadêmicas e eventos em prol dos alunos”, pontuou.

A programação geral englobou diversos profissionais da área da educação, sendo eles da música, psicologia, sociologia, teatro, e claro, das licenciaturas (matemática, história, filosofia). Além disso, quem também marcou presença foi a Liga dos Heróis, que é um grupo de filantropia composta por mais de 40 personagens, e o Bando de Letras, que são estudantes que apresentam textos ligados à arte e literatura para os diferentes espaços. 

Abertura
Na noite de abertura, o Dr. em Educação, professor Ivan Dourado, tratou do tema “Educação pra quem? Direito ou mercadoria?”. Segundo ele, tal discussão é necessária em especial diante de uma sociedade já desigual, organizada em classes sociais. “Minha abordagem foi no sentido de chamar a atenção para as dimensões de poder e o acesso ao conhecimento, onde a educação básica e superior seja considerada uma mercadoria e adquirida com níveis de diferenciais, reforçando ainda mais a desigualdade no país”, comentou.

Durante a palestra, o professor apresentou dados e condições de outros países, onde a educação é eminentemente um direito concedido apenas pelo setor público, com uma qualidade que impede que a educação seja um espaço de reforço e reprodução da desigualdade. “Temos que refletir para quem e para que servem os conhecimentos dos professores no contexto brasileiro”, concluiu.  

Avaliação
A respeito dos resultados da Semana Acadêmica, Heloísa destacou que foi de muito sucesso e alegria. “Por ser a primeira edição, ficamos muito felizes com a participação”, afirmou. Ela acrescentou que foram muitos aprendizados envolvidos, com convidados assertivos nas falas e que esse foi o primeiro passo de uma caminhada que vai ser muito grande e bonita. “Foi uma experiência incrível que serviu para que se torne um hábito e uma tradição para que possa ter muitas outras edições”, finalizou.

Para a realização do evento, o DCE contou com o apoio da Associação dos Pós-Graduandos em História UPF/RS (APGH), da loja Etc e Tal Bottons, da Criativamente Brinquedos e da Livraria Delta.