Extensão

Retornar ao autocuidado: Creati UPF retoma atividades

07/02/2023

08:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Após período de férias, grupo volta a proporcionar boa saúde física e mental para pessoas a partir de 45 anos

A busca pela boa saúde física e mental ultrapassa gerações, iniciando na infância, seguindo para adolescência, vida adulta e terceira idade. Para auxiliar neste processo, o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), proporciona mais de 15 oficinas para as comunidades de Passo Fundo, Carazinho e Lagoa Vermelha. Em um encontro de movimentos, sorrisos e autocuidado, cerca de 600 integrantes retornaram às atividades nesta semana, após o período de férias.  

Coordenador do grupo, Diego Piva comenta a alegria em reencontrar os alunos e incentivá-los em prol de uma rotina saudável. “É muito importante retornar, né? Nosso Centro promove qualidade de vida, bem-estar físico e mental. Estávamos todos ansiosos para retornar, pois aqui encontramos, além de tudo, uma troca incrível com colegas e professores. Vem um grande ano por aí!”, aponta. 

Desde março de 2022, Vânia Patussi encontra no Creati acolhimento, amizades e, também, uma forma de manter-se na ativa. “Faz pouco tempo que eu e meu marido paramos de trabalhar, então decidimos que era fundamental termos algum compromisso, algo na rotina que não nos deixasse ficar parado. Duas vezes por semana viemos até aqui, fazemos dança, pilates, coisas que eu gosto muito, e, assim, cuidamos da gente”, conta a empresária aposentada. 

Vânia Patussi participa das aulas de pilates e dança


“Eu me sinto em casa aqui”, ressalta a passo-fundense ao comentar sobre o ambiente do Campus I e o grupo que participa, e afirma: “Muitas pessoas acham que o Creati é só para quem já tem idade muito avançada, que não fazemos atividades que causam efeito de verdade. Mas, não é assim! Precisamos deixar esse preconceito de lado e aproveitar cada momento. Tem gente mais jovem, de 45 anos, mas tem também a galera de 80 que vem e dá show em qualquer um. Me sinto feliz!”, finaliza. 

Conheça o Creati


No Centro de Referência e Atenção ao Idoso da UPF, pessoas a partir de 45 anos de idade podem optar por aulas de Alongamento;  Artesanato; Câmbio; Coral; Dança Livre; Ginástica Funcional; Ginástica Postural; Grupo de Danças Pupilas da Aldeia; Hidroginástica; Meditação; Natação Livre; Pilates Aparelho; Pilates Solo; Violão; ou Yoga. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail creati@upf.br, pelo telefone (54) 3316-8580 ou WhatsApp (54) 98432-7166.