Universidade

Residência voltada à saúde do idoso: uma formação completa

25/08/2021

10:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal/ Gabriele Botesini

Egressa da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso compartilha sua experiência e revela as contribuições que esta especialização teve na sua carreira profissional

Residência em Saúde do Idoso da turma de 2019
em uma das atividades realizadas na especialização

O acolhimento, o cuidado humanizado e a atenção integral à saúde da população idosa são fundamentais para um envelhecimento saudável. O número cada vez maior de pessoas com mais de 60 anos no Brasil ressalta a importância com a atenção ao idoso. Atualmente, são mais de 30 milhões de idosos no país, cerca de 14% da população brasileira (PNAD), e a tendência é que ela continue a aumentar. Em 2060, 1/3 da população brasileira será de pessoas idosas (IBGE). Isso muda o perfil demográfico, mas também o epidemiológico, impactando na área da saúde. 

Nesse sentido, será necessário, cada vez mais, profissionais capacitados para atender da melhor forma a população de idosos. E assim, a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, desenvolvida pela UPF em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo e a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, é uma oportunidade de os profissionais da área de saúde conhecerem mais de perto os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, em relação à saúde do idoso. Com início em 2013, essa residência é voltada para profissionais de quatro cursos da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Egressa da Residência em Saúde do Idoso da turma de 2019,
Gabriele da Graça Botesini, nutricionista, compartilha a sua experiência
durante a especialização

Experiência de quem cursou uma residência
A egressa da Residência em Saúde do Idoso da turma de 2019, Gabriele da Graça Botesini, de 26 anos, nutricionista, também formada pela UPF, compartilha um pouco da sua experiência nesta especialização e enfatiza os conhecimentos adquiridos durante o percurso.

“Após a aprovação na residência, iniciou-se um lindo caminho, cheio de conhecimento, no qual, em dois intensos anos, aprendi a importância de uma formação multiprofissional e um olhar integral ao paciente”, revela Gabriele.

A residência é uma espécie de imersão na prática e no conhecimento profissional. É o que aconteceu com Gabriele, que ao fazer a especialização, se sentiu ainda mais motivada para ir além, tornando-se mestre em Envelhecimento Humano pela UPF e agora é doutoranda nesta mesma área.

“Durante a residência, pude atuar na prevenção e tratamento de inúmeras patologias, assim como pude adentrar no mundo da pesquisa, despertando ainda mais, por meio de eventos, redação de capítulos de livro e a presença nas aulas, minha vontade de entrar para a docência”, garante a egressa.

Mas a atuação de Gabriele não para por aí. Ela também atua em consultório particular como nutricionista clínica e educadora em Diabetes e é responsável pela equipe de nutrição na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) - Abrigo Nossa Senhora da Luz, em Passo Fundo.

“Construí um rico caminho durante a residência, o qual me possibilitou atuar dentro da área por meio do consultório, onde presto meus atendimentos nutricionais e na ILPI que atendo os idosos, mas também me oportunizou fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF, sendo contemplada com bolsa de estudos, tanto no mestrado, quanto no doutorado, podendo realizar mais um objetivo da graduação: repassar conhecimento”, observa a nutricionista.

Gabriele enfatiza a importância de
uma formação multiprofissional
e todo o conhecimento adquirido
durante o percurso da Residência

Satisfação profissional
E é nesse sentido que a egressa incentiva outros profissionais a vivenciarem a experiência em uma residência.

“Hoje sou muito realizada pessoal e profissionalmente, sendo grande responsável pelo meu sucesso, a minha passagem pela residência. Por fim, a dica que eu dou a todos os profissionais da área da saúde, é que se permitam imergir nessa especialização, será a melhor coisa que farão por si”, afirma Gabriele.

- Confira, abaixo, o depoimento da nutricionista Gabriele da Graça Botesini, egressa da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso da UPF:

Sobre as Residências da UPF: 
Além da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, a UPF oferece a Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço social, a Residência Multiprofissional em Cardiologia nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, a Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, a Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial em área profissional de Odontologia e a Residência Integrada em Medicina Veterinária.
A duração dos cursos é de dois anos, exceto no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, cujo prazo de duração é de três anos. Os residentes recebem uma bolsa no valor de R$ 3.330,43. 
As inscrições para os programas de residências da UPF iniciam em outubro de 2021. Mais informações em www.upf.br/pos, em Residências.