Ensino

Residência multiprofissional da UPF é conveniada com instituições referência no Brasil

21/08/2017

12:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Com o objetivo de proporcionar a formação em serviço aos profissionais da área da saúde, a Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza programas de Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Além de estarem em conformidade com os projetos pedagógicos da Instituição, os programas consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população.

Qualificando ainda mais os programas de Residência Multiprofissional, a UPF mantém convênios com instituições de saúde de referência no Brasil e que oferecem programas na mesma modalidade. Desde 2015, a Instituição tem firmado convênio com o Hospital do Câncer de Barretos de São Paulo. Ao final do ano de 2016, outro convênio foi firmado com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) no Rio de Janeiro e também com o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Além desses, em 2017, firmou também convênio com o Hospital Santa Cruz de Santa Cruz do Sul.

Conforme a coordenadora dos programas de Residência da UPF, professora Sandra Vanini, convênios como esses permitem que os residentes realizem estágios optativos dos programas de residência nessas instituições. “Podem participar dos programas de residências profissionais das áreas da saúde, tais como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Farmácia”, explica ela.

Para participar dos programas, os candidatos deverão inscrever-se no processo seletivo e concorrer às vagas ofertadas. Podem candidatar-se os acadêmicos em fase de conclusão de curso de graduação, desde que a colação de grau ocorra até o dia que antecede a data de matrícula no curso pretendido. O processo de seleção é composto por duas etapas: prova escrita teórico-objetiva; e defesa oral do memorial descritivo e análise do currículo. Para o próximo processo de seleção dos programas de Residência da UPF, o edital deverá ser divulgado nos próximos dias e as inscrições têm início em outubro, no site da UPF. Todas as etapas do processo de seleção ocorrem no mês de dezembro deste ano.