Ingresso

Conheça o Recomeçar Plus, programa da UPF que dá bolsas de 50% para maiores de 35 anos

12/01/2024

10:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Este é um dos benefícios de bolsas e financiamentos oferecidos pela UPF no Vestibular de Verão

Não existe idade certa para iniciar ou retomar os estudos. Dentre as diversas oportunidades de bolsas e financiamentos oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), está o programa Recomeçar Plus, um ingresso diferenciado para quem tem mais de 35 anos que possibilita 50% de desconto nas mensalidades desses estudantes.

As inscrições para o Vestibular de Verão da UPF continuam abertas, e neste ano, a Universidade oferta mais de 50 cursos de graduação nas modalidades presencial e híbrido. O ingresso pode ser feito via redação online ou nota da redação do Enem a partir de 2010, além do ingresso especial, que abrange Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada.

Como funciona o Recomeçar Plus

O Programa Recomeçar Plus é um ingresso diferenciado para pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, o que garante um desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado neste programa, desde que não acumule outro benefício financeiro.

A seleção é identificada no ato da inscrição no Vestibular, que deve ser feita por meio do upf.br/ingresso.  Até 10% das vagas de cada curso podem ser destinadas ao Recomeçar Plus, exceto Medicina.  

Outras opções de bolsas, descontos e financiamentos

Prouni

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos que contemplam até 100% dos valores dos cursos de graduação. Para se candidatar ao Prouni, é necessário ter participado do Enem e não ter zerado a redação.

Após se inscrever no Prouni e ser selecionado com uma bolsa, você deverá apresentar a documentação para ter acesso ao benefício. O Prouni exige que o bolsista se enquadre nas seguintes regras:

  • Estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%).
  • Estudantes com renda per capita familiar máxima de 1,5 salários mínimos (para bolsas de 100%).
  • Egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, neste caso, desde que tenham sido bolsistas integrais.

Bolsa FUPF

É uma modalidade de bolsa de estudos disponibilizada pela FUPF que oferece 50% de gratuidade nas mensalidades de cursos determinados por edital.
O edital das Bolsas FUPF já está aberto. Confira aqui as regras para as vagas nas licenciaturas e aqui para os cursos híbridos. 

Pravaler

Um parcelamento estudantil para calouros e veteranos que garante mais tempo para pagar a graduação com parcelas reduzidas e que não se acumulam entre semestres. Com o Pravaler, o aluno tem mais tempo para pagar o valor total do semestre, pois o que seria pago em seis meses poderá ser pago em 12 meses com a contratação do financiamento.

A contratação do crédito é feita diretamente no site da Pravaler, e você pode saber mais clicando aqui.

Conheça o CrediUPF

Para auxiliar os estudantes a ingressarem no ensino superior, a UPF está disponibilizando um programa de crédito, o CrediUPF. Voltado para alunos ingressantes no 1º semestre de 2024, exceto Medicina, ele é oferecido para matriculados nos cursos de graduação da UPF, aprovados no processo seletivo do vestibular ou matriculados por ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso, reabertura ou seleção simplificada, no primeiro semestre letivo de 2024.

Os alunos com interesse em concorrer ao financiamento deverão enviar ficha de inscrição anexa ao edital para o e-mail creditos@upf.br até 31/01/2024. Nesta modalidade, será concedido um percentual de financiamento de 25%, 50% ou 75%, conforme a renda per capita do grupo familiar. Todos os detalhes estão no edital, disponível aqui.

Banrisul

O estudante pode financiar até 100% das mensalidades de sua graduação. O financiamento pode ser contratado por novos estudantes ou por aqueles que já cursam uma graduação na UPF e estejam regularmente matriculados no referido semestre.

Após a efetivação da matrícula, o estudante deverá requerer à UPF a Declaração de Aptidão para a solicitação do financiamento. Com esse documento, o estudante deverá dirigir-se à agência Banrisul de sua preferência para dar continuidade ao processo de efetivação do financiamento. 

Você pode simular o valor de suas parcelas clicando aqui.

Descontos e convênios

Desconto Família

A UPF oferta descontos a alunos do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação da Instituição, ou ao aluno matriculado em mais de um curso de graduação ao mesmo tempo.

Desconto Diplomados

Desconto de 25% no valor das mensalidades (não incide na matrícula) para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior.

Desconto CEMI

Desconto de 20% no valor das mensalidades dos alunos egressos do Integrado UPF (Ensino Médio e Cursos Técnicos) durante todo o curso de graduação. O benefício poderá ser solicitado pelo egresso em até 02 semestres após a conclusão do curso.

Convênio Empresa

O Convênio Empresa é um desconto aplicado às mensalidades dos estudantes de graduação, exceto para o curso de Medicina. O desconto pode alcançar até 20% sobre o valor das mensalidades, dependendo do número de funcionários da mesma empresa que estudam na UPF.

Confira as regras dos descontos e como consegui-los clicando aqui.
Saiba se sua empresa é uma conveniada da UPF clicando aqui.

Tire suas dúvidas com a Sofia

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda sobre alguma bolsa ou benefício? Entre em contato pelo WhatsApp e solicite ajuda para a Sofia clicando aqui.

Inscreva-se no Vestibular de Verão

Faça a sua inscrição e veja mais detalhes sobre benefícios financeiros em upf.br/vestibular.