Vestibular

Que profissionais o mercado de trabalho busca?

18/10/2019

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O diploma ainda é um diferencial importante no Brasil. Conheça algumas características dos profissionais que o mercado está buscando

Qual o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho busca atualmente? Em meio a diferentes características, um elemento faz toda a diferença: o diploma. Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre os 36 países da entidade, o Brasil é o que apresenta as melhores taxas de empregabilidade e o maior retorno salarial para quem tem ensino superior completo.

Além disso, os dados também mostram que uma pessoa com graduação ganha 2,5 vezes mais do que alguém com o ensino médio — a média na OCDE é de 1,6 vezes. A professora do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF) Me. Ana Paula Patussi concorda com os dados.

Segundo ela, que além de mestre em Administração também é especialista em Gestão de Recursos Humanos, o diploma ainda é um diferencial importante. “Hoje em dia, devido a alta competitividade, quanto mais qualificação e conhecimento a pessoa tiver, é melhor. Assim, ela terá mais atributos para concorrer com os demais candidatos em processos seletivos”, pontua. 

Ainda de acordo com a professora, muitos recrutadores analisam no currículo a instituição em que o candidato estuda ou se formou. “Eles sabem que instituições sérias e com qualidade, como a nossa, exigem dos estudantes e isso se torna um diferencial também. Ressalto a importância de aliar o conhecimento técnico ao desenvolvimento comportamental”, completa.

Quais as características dos profissionais de destaque
A professora Ana Paula elencou algumas características importantes para quem quer se destacar no mercado de trabalho:

1- Profissional generalista
Segundo Ana Paula, hoje, o mercado busca profissionais mais generalistas. “Com desenvoltura para desempenhar atividades complementares, que agreguem valores e que estejam alinhados à missão da organização, que tenham um diferencial único e que tragam lucratividade, além de resultados rápidos e boa performance de trabalho”, explica.

2- Capacidade de lidar com mudanças, liderança e bom relacionamento
Outras características importante buscadas pelas empresas e citadas pela professora são a capacidade de lidar com mudanças, habilidade de liderança e o ótimo relacionamento interpessoal. 

3- Autoconhecimento
Para quem está dando os primeiros passos na carreira profissional, a professora aconselha: autoconhecimento. “Diria que é o primeiro passo para tudo na vida, pois assim a pessoa vai conseguir se conhecer mais, saber seus pontos fortes, suas habilidades, o que gosta de fazer e, principalmente, identificar seus pontos de melhoria. Sem o autoconhecimento, o caminho para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso não acontece”, ressalta. 

4- Estar aberto
Além disso, ela também conta que é importante que os estudantes estejam abertos para novos conhecimentos. Devem buscar informações em fontes e pessoas confiáveis, para que possam iniciar seu processo de desenvolvimento profissional, alinhando o conhecimento técnico ao desenvolvimento comportamental e à inteligência emocional.

Vestibular de Verão UPF
Se você está dando os primeiros passos na sua carreira profissional e também quer ter um diploma como diferencial, inscreva-se no Vestibular de Verão da UPF. Ao todo, são 57 opções de cursos, divididos em sete áreas do conhecimento: tecnologia; engenharia, arquitetura e exatas; saúde e bem-estar; ciências agrárias e biológicas; comunicação e artes; ciências sociais aplicadas; e educação e humanidades. Os cursos são oferecidos no Campus I, em Passo Fundo, e também na estrutura multicampi. Conheça os todos cursos e inscreva-se no site vestibular.upf.br.