Extensão

Projur Mulher e Diversidade de Casca promove atividades sobre Direitos das Mulheres

11/12/2020

11:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Projur Mulher e Diversidade de Casca, programa de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem como objetivo atender às mulheres vítimas de violência familiar, doméstica e de gênero, bem como promover a conscientização acerca do respeito e da emancipação da mulher na sociedade. Visando colocar em prática esses conceitos, a equipe tem realizado diversas atividades. Protagonizado por acadêmicos e orientado por professores, o Programa criou quatro séries de orientações em vídeos e publicadas nas redes sociais

As séries são: Conheça os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha; Entendendo a Lei Maria da Penha; Mulheres importantes; e, Mulheres na política. De acordo com a professora Me. Nadya Tonial, que acompanhou as ações, juntamente com a coordenadora do Projur, professora Dra. Josiane Petry Faria, as séries surgiram com o intuito de informar as mulheres sobre seus direitos, visto que, por vezes, eles surgem como tabus na sociedade. A iniciativa também buscou conscientizar o público em geral acerca da necessidade de promover o respeito às mulheres, combatendo e coibindo todas as práticas de violência e discriminação que são imputadas a elas.

Nadya pontua que, atualmente, com a pandemia de Covid-19, os casos de violência contra a mulher tiveram aumento significativo. “Desse modo, aliando todos os objetivos, as séries são publicadas nas redes sociais do Projur e ficarão à disposição do público, para que prestigiem e conheçam um pouco mais sobre os direitos das mulheres e lutem conosco no combate à violência e discriminação de gênero”, explica.

A equipe do Projur Mulher e Diversidade também participou da campanha internacional denominada “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que teve início em 25 de novembro de 2020, com movimentações até 10 de dezembro. Durante o período foram realizadas postagens diárias nas redes sociais do órgão, abordando conteúdo explicativo de conscientização e combate à violência contra a mulher. 

Os trabalhos foram desenvolvidos pelas estagiárias do programa, Bárbara Vitória Vanzo, Emili Brandalise e Fernanda Rotta Zanella, sob orientação da professora Dra. Josiane Petri Faria e professora Me. Nadya Tonial.

Visita à Delegacia
Completando a série de atividades, no dia 9 de dezembro, a equipe do Projur Mulher e Diversidade de Casca participou de uma reunião com o Delegado da Polícia Civil de Casca, Thiago Zaidan, para tratar da parceria entre os respectivos órgãos.

O Projur em Casca
O Projur Mulher e Diversidade de Casca está localizado na Rua XV de Novembro nº 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras na parte da tarde, das 13h30min às 17h30min. Dúvidas e informações pelo e-mail projurcasca@upf.br. Acompanhe os projetos por meio do Instagram.