Integrado

Projeto “Nós propomos!” promove trabalho de campo no bairro São José

19/06/2019

17:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve o projeto “Nós propomos!”, ação que é desenvolvida a partir de uma parceria com a Universidade de Lisboa, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Centro de Ensino Médio Integrado UPF. O objetivo do projeto é elaborar propostas de resoluções de problemas urbanos no município de Passo Fundo, tendo por base a sua identificação e a pesquisa local. Para isso, os estudantes são os protagonistas do processo e todo o trabalho parte deles, desde a escolha da área de estudo, o diagnóstico do problema, a criação, aplicação e tabulação dos questionários, bem como análise e apresentação dos resultados.

Dentro das atividades do projeto, nessa terça-feira, dia 18 de junho, cerca de 35 estudantes do 3º ano do Integrado UPF, acompanhados pelo professor de Geografia Me. Claudionei Lucimar Gengnagel e por dois acadêmicos bolsistas do curso, participaram de um trabalho de campo no bairro São José. Durante a atividade, os estudantes aplicaram quatro questionários para 38 moradores sobre os temas educação, inclusão digital, segurança e prática esportiva.

Para o professor Claudionei, responsável pelo projeto, tais atividades fortalecem a participação social e a cidadania, mostrando aos estudantes do ensino médio diferentes realidades do município e a importância de todos os atores enquanto (re)construtores do espaço geográfico onde se vive. O professor reforça que no segundo semestre a turma fará outro trabalho de campo no Loteamento Dom Rodolfo e as informações coletadas servirão de base para o Seminário Nós Propomos: Integrado com a Comunidade.