Notícias UPF

Programação especial marcou a Semana Mundial da Voz

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Atividades foram realizadas pelo curso de Fonoaudiologia

Considerado um evento de proporções internacionais, a Semana Mundial da Voz foi lembrada de 12 a 16 de abril. Sabendo da sua relevância, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu uma série de atividades como forma de sensibilizar a comunidade para o cuidado com a própria voz e sobre a importância da comunicação como parte da promoção de saúde.

A programação, que ocorreu remotamente, contou com debates e lives. Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Dra. Luciana Grolli Ardenghi, durante o evento, houve a produção de vídeos e posts organizados pelos acadêmicos, com o propósito de demonstrar o impacto da Covid-19 na produção vocal. Além disso, conforme ela, os participantes do programa “The Voice +” contribuíram por meio do envio de vídeos com dicas e cuidados com a sua própria voz.

Outra ação desenvolvida na Semana Mundial da Voz foi executada junto ao projeto “Diversidades: visibilidade e garantia de direitos”. “Recebemos a participação de dubladores que produziram depoimentos demonstrando a relação da identidade vocal na constituição da nossa identidade social, ou seja, voz é personalidade”, destacou Luciana, mencionando ainda que as lives produzidas e as reportagens veiculadas na Rádio UPF e UPFTV relacionadas ao trabalho de profissionais renomados, de egressos do curso de Fonoaudiologia, tiveram grande repercussão. “Também, a campanha de arrecadação de alimentos, que integra a ação UPF Solidária, pôde contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, complementou a docente.

Para Luciana, a Semana superou as expectativas. “No ano de 2021, em que a voz tem se tornado cada vez mais essencial no nosso dia a dia, o evento deu visibilidade para o poder da comunicação e sua função social, e, acima de tudo, deixou a mensagem principal de que nunca é tarde para aperfeiçoar a habilidade de falar, cantar, etc”, finalizou.