Geral

Programa Universidade Aberta estreia temporada com novo cenário

21/03/2019

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Exibição do programa ocorre na UPFTV, todas as segundas-feiras, com reprises nas terças e quartas-feiras

A estreia do novo cenário e da temporada 2019 do Programa Universidade Aberta, exibido pela UPFTV, será nesta segunda-feira, 25 de março, às 20h. O Programa, produzido por meio de uma parceria entre o Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor) da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e a UPFTV, abre as portas do universo acadêmico para a comunidade. 
 
A partir do jornalismo científico, o programa apresenta os projetos ligados à pesquisa e à extensão universitária e mostra o quanto a ciência está conectada ao cotidiano da comunidade e o quanto o conhecimento científico pode promover transformações.  

O programa é apresentado pela jornalista e professora Dra. Bibiana de Paula Friderichs, que está à frente do Universidade Aberta há seis anos. A ideia é mostrar a troca de experiências que ocorre entre universidade e comunidade, por meio da pesquisa e da extensão. “O foco inicial do programa era fazer um trabalho de jornalismo científico, tentando apresentar o conhecimento a partir das pesquisas realizadas na Universidade para a comunidade e mostrar como isso impacta na vida das pessoas”, comentou Bibiana.

Há cerca de dois anos, o foco do programa foi ampliado e os projetos de extensão também passaram a ser apresentados. “Hoje, o foco é mostrar como a pesquisa e a extensão universitária impactam, transformam o cotidiano das pessoas fora dos muros da universidade. E, ao mesmo tempo, o quanto nós, enquanto Instituição, temos a aprender com a comunidade e trazer esse conhecimento para dentro da Universidade para qualificar a formação dos alunos”, revela a apresentadora. 

Em um bate-papo semanal, Bibiana recebe convidados de diferentes áreas do conhecimento. O Universidade Aberta também apresenta reportagens e quadros produzidos pelos estagiários do Nexjor. 

A estreia neste ano é considerada significativa e o primeiro programa será sobre o projeto Rondon. “É o primeiro de uma nova temporada, depois de anos com o mesmo cenário. Vamos falar, nesse primeiro programa, sobre o projeto Rondon, que ocorre do outro lado do país e é uma ponte que a UPF faz com o Brasil. Falaremos também sobre o quanto isso contribui para a formação de um aluno e de um profissional mais humano, cidadão, ético e qualificado”, revelou a apresentadora. 

Serviço:
Exibição: Todas as segundas, às 20h
Reprises: Terças, às 20h30min, e quartas às 22h
Apresentação: Bibiana Friderichs