Extensão

Programa ComSaúde presente no lançamento de livros do Projeto Doadores do Amanhã

08/11/2019

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa HSVP/ Caroline Silvestro e Divulgação

O programa de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) ComSaúde, em parceria com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, a Prefeitura de Passo Fundo e a Academia Passo-Fundense de Letras, lançou os livros “Doadores do amanhã: novas conquistas” e “O dia em que o avô do Pedrinho completou seu ciclo como doador de sangue”. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (8), no Congresso de Hematologia e Hemoterapia, realizado no Rio de Janeiro, e no dia 2 de novembro, no Passo Fundo Shopping, durante a 33ª Feira do Livro de Passo Fundo. 
 
As obras são resultado do Projeto Doadores do Amanhã, que visa à realização de diversas atividades alusivas à doação de sangue com crianças das escolas municipais, fazendo com que a conscientização da importância da doação os acompanhe desde pequenos. Recentemente, ele virou uma lei, a qual foi proposta pelo vereador Saul Spinelli, e que prevê o incentivo à doação de sangue. O resultado das ações com as instituições de ensino está presente no livro “Doadores do amanhã: novas conquistas”. Além disso, o livro “O dia em que o avô do Pedrinho completou seu ciclo como doador de sangue” explora a trajetória de um doador de sangue e a conclusão desse ciclo para os doadores idosos.

Locado no curso de Medicina da UPF, o programa de extensão ComSaúde serve como uma espécie de guarda-chuva para outros projetos, como o Projeto de Doação de Órgãos, Tecidos e Doação de Sangue, do qual o projeto Doadores do Amanhã faz parte. No Programa, que tem como objetivo produzir e divulgar informações qualificadas sobre promoção de saúde e qualidade de vida por meio de estratégias de comunicação e tecnologias de informação e comunicação, também estão interligados os cursos de Jornalismo e Artes Visuais, além de outras áreas da saúde. Acadêmicos do curso de Design Gráfico da Instituição foram responsáveis pela diagramação da obra “Doadores do amanhã: novas conquistas”.