Geral

Professor da UPF será o novo Secretário de Educação do município

24/11/2020

09:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Adriano Canabarro Teixeira recebeu o convite para assumir a pasta a partir de janeiro

A nova gestão à frente da Prefeitura de Passo Fundo, eleita no domingo, dia 15 de novembro, deu início a organização da estrutura administrativa e secretarial que estará à frente do município pelos próximos quatro anos. Entre os nomes já escolhidos, está o do professor da UPF, Dr. Adriano Canabarro Teixeira, que será o novo Secretário de Educação.
 
Com pós-doutorado em Educação, Teixeira atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática. Além disso, ele também é um dos idealizadores do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo Mutirão pela Inclusão Digital.
 
Segundo ele, o convite para mobilizar um projeto de educação voltado ao futuro em Passo Fundo é, em primeiro lugar, uma grande honra. “Toda a minha educação básica foi feita em escola pública, assim como grande parte de meus estudos de pós-graduação foi realizada em instituições públicas também. Assim, é muito bom poder retribuir este serviço que a mim foi prestado por dezenas de professores e professoras que tinham por objetivo (a maioria deles ao menos) formar pessoas que pudessem fazer a diferença”, destaca.
 
Oportunidades e desafios

Na opinião do professor, o convite para ser o Secretário de Educação é uma oportunidade de potencializar, na rede municipal de ensino, aqueles elementos que ele acredita serem fundamentais para qualquer processo formativo, em especial na educação básica: ciência, tecnologia e inovação. “Minha linha de ação não vai ser diferente daquela que há 30 anos tenho construído na e com a Universidade de Passo Fundo, sempre com trabalhos de pesquisa e extensão voltados prioritariamente para o contexto da Educação Básica. Acredito no trabalho colaborativo, na potência de um grupo mobilizado e na busca incansável pela construção de propostas criativas e orientadas ao futuro”, observa.
 
Para Teixeira, a educação precisa ser estratégica, visando a formação de pessoas capazes de construir soluções criativas para a transformação do mundo. Desta forma, o docente destaca que a educação deve priorizar experiências formativas que valorizem a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
 
Como ação desafiadora dos primeiros momentos à frente da Secretaria, o professor pontua os cuidados necessários ao enfrentamento da Pandemia na área da educação. “Acredito fortemente que com diálogo, valorização das pessoas, criatividade e direcionamento de futuro podemos qualificar ainda mais a educação em Passo Fundo, em todos os seus níveis”, ressalta.