Ensino

“Precisamos estar preparados para conviver com uma sociedade idosa”

06/10/2022

10:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF promoveu nessa quarta-feira (5) a conferência de abertura do VI Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano 

Buscando oportunizar a troca de conhecimento, olhares e experiências sobre a temática do envelhecimento humano, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), promove o VI Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (CIEEH). O evento ocorre de 4 de outubro a 4 de novembro, no formato híbrido, paralelamente ao V Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento. A conferência de abertura ocorreu nesta quarta-feira (5), debatendo a temática “Pessoa Idosa no Pós-Pandemia da Covid-19”.

O convidado para debater sobre o assunto foi o pesquisador do Oxford Institute of Population Ageing, Alejandro Klein, que desenvolve pesquisas sobre questões sociodemográficas enfrentadas pelas pessoas idosas. Em sua fala, ele destacou mudanças que ocorreram ao longo dos anos com o aumento da expectativa de vida e após o isolamento ocasionado pela pandemia. Ainda, disse que o mundo está em transformação e a tendência é que no futuro se tenha cada vez mais pessoas idosas.

“Precisamos falar sobre o quanto a sociedade não está preparada para essa mudança. As pessoas estão tendo cada vez menos filhos e com isso a tendência é que no futuro tenhamos pessoas idosas, que são os filhos, cuidando de seus pais que serão ainda mais idosos. Então se destaca a importância de se criar políticas públicas mais efetivas e inserir essa temática cada vez mais cedo, com as crianças e os jovens”, disse.

O coordenador do PPGEH, professor Dr. Adriano Pasqualotti, reiterou sobre a importância da Universidade desenvolver ações sobre esse tema. “Nós da academia precisamos quebrar paradigmas para sermos as vozes em relação a esse enfrentamento. A sociedade pode estar vivendo isso, mas na academia não podemos. Esse é um comportamento que precisamos modificar. É uma ironia pensar que diante de tanto avanço tecnológico, das possibilidades, do quanto que estamos quebrando paradigmas do ponto de vista da longevidade, da condição que cada vez mais vivemos, ao mesmo tempo estarmos à beira da extinção, seja como uma metáfora, ou na essência da possibilidade efetiva”, disse o professor.

A professora do PPGEH, Dra. Marilene Rodrigues Portella, disse que a Universidade é um espaço ideal para pensar e debater as questões que envolvem o envelhecimento. “É um desafio, nos preocupamos com uma sociedade que está envelhecendo em um ritmo muito acelerado. Se o envelhecimento é um processo, precisamos estar preparados para conviver com uma sociedade idosa e trabalhar isso com nossos jovens e crianças porque eles vão estar em um mundo envelhecido. Enquanto PPGEH, temos o compromisso de unirmos esforços para os estudos, para a pesquisa, e, principalmente, um papel fundamental de repercutir na sociedade a nossa prática social”, observou.

Sobre o congresso

O VI CIEEH 2022 se consolida como um fórum de debates sobre os aspectos biopsicossociais e gerontecnológicos do envelhecimento. De forma interdisciplinar, reúne profissionais de distintas áreas do conhecimento e pesquisadores de diversas regiões do país. A programação completa pode ser acessada no site do evento