Ensino

PPGOdonto promove interação com o Ensino Médio do Integrado UPF

02/10/2017

15:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos: Divulgação/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) recebeu, no dia 26 de setembro, uma turma do Centro de Ensino Médio Integrado UPF para uma série de atividades acadêmicas. Na oportunidade, os alunos participaram de oficinas clínicas, laboratoriais e de pesquisa. Alunos do mestrado e do doutorado do PPGOdonto interagiram com os estudantes do ensino médio e forneceram informações sobre a profissão e sobre as diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização que a UPF possibilita.

Conforme a coordenação do PPGOdonto, o Programa tem uma inserção muito grande no curso de graduação em Odontologia. Os mestrandos e doutorandos realizam estágio docente nas diversas disciplinas, orientam alunos de iniciação científica, ministram palestras e participam como avaliadores de trabalhos de conclusão de curso e da comissão científica de eventos acadêmicos. O planejamento futuro do Programa é ampliar essa inserção também para o nível de educação básica e ensino médio. 

Espera-se que os Programas de Pós-Graduação possam mudar a realidade da educação no Brasil, através de uma maior interação com os alunos e professores. Essa atividade de interação com o Ensino Médio do Integrado UPF já acontece há três anos, por meio das bolsas de iniciação científica Pibic-Jr./UPF. Essa é uma modalidade de bolsa para alunos do ensino médio que desejam participar de atividades de pesquisa dentro dos diversos Programas de Pós-Graduação da UPF. Para a coordenação do PPGOdonto, a experiência com esses bolsistas tem sido muito produtiva e estimula o pensamento crítico e científico.