Ensino

PPGECM e Escola de Educação Básica São José realizam projeto em parceria

19/06/2020

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mestrandos, doutorandos e docentes da UPF apresentam trabalhos para professores de escola de Herval D´Oeste em Santa Catarina

Promover um ciclo de estudo e formação continuada, é com esse objetivo que a Universidade de Passo Fundo por meio do Instituto de Ciências Exatas e Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UPF/Iceg/PPGECM) e a Escola de Educação Básica São José, de Herval D´Oeste em Santa Catarina, vem desenvolvendo o projeto “ Ciclo de Estudos e Formação Continuada para Profissionais da Educação e alunos do Magistério: Teorias de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas”.

Serão promovidos seis encontros via Google Meet ao longo do projeto. Conforme o coordenador, que também atua como professor da EEB São José e é mestrando da UPF, Luis Duarte Vieira, em cada encontro ocorre a participação de três ou quatro expositores que consistem em mestrandos, doutorandos ou docentes da UPF. “ O intuito é de melhorar o fazer docente à luz de diferentes teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.

Encontros

Já foram realizados três encontros, nos dias 9, 15 e 17 e junho. No dia 9 de junho, o tema do encontro foi “Teoria da Aprendizagem Significativa e Ciclo de Aprendizagem Experiencial pelo mestrando Pedro Henrique Giaretta. Nesse mesmo dia, também foi abordado a “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no ensino de Matemática” pela mestranda Tais Montelli, contando com a participação do diretor do Iceg, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz.

Conforme o professor Darroz, o PPGECM busca criar alternativas, por meio de suas pesquisas, para a melhoria do processo de ensinar e aprender. “ Dessa forma, estabelecer parcerias para levar o que é pesquisado e estudado no mundo acadêmico para o contexto escolar é o nosso grande objetivo. São parcerias como esta que dão significado a tudo o que fazemos. Acreditamos que o compartilhamento de estudos e experiências auxiliam significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem possa se efetivar num contexto de formação sujeitos capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, disse.

No dia 15 de junho a temática abordada foi “Metacognição nos processos educativos”, contando com a participação dos acadêmicos Cássia Ribeiro e Me. Marivane Biazus, e com a coordenadora do PPGECM, professora da UPF, Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa.

No dia 17 de junho, o projeto contou novamente com a participação de professor Darroz, aonde foi abordado o tema “Os três momentos pedagógicos e a importância do planejamento escola”; e “Currículo Escolar” contando com a participação dos acadêmicos do Programa, Danusa Bender e Me. Maria Andréia Maciel Nerling.

Os próximos encontros do projeto estão programados para o dia 1º e 7 de julho.