Notícias UPF

Pórtico da UPF recebe iluminação em alusão ao Setembro Amarelo

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

Em alusão ao mês mundial de prevenção ao suicídio que o pórtico de entrada da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu iluminação amarela. Os dados alarmantes sobre o número de suicídios no Brasil fazem com que esse seja um problema de saúde pública. Por esse motivo, todos os anos entidades se unem para chamar a atenção da sociedade para o problema por meio da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. A OMS calcula que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação. Por isso, a campanha serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional que neste ano tem como tema “É Preciso Agir”. Clique AQUI para saber mais sobre o Setembro Amarelo.