Geral

Por que o frio favorece a incidência de doenças respiratórias?

12/04/2022

15:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Saiba como se proteger e prevenir as doenças típicas do outono e inverno

Com o período de baixas temperaturas chegando no Rio Grande do Sul, quem costuma se manifestar também são os sintomas das doenças respiratórias. A mudança de hábitos nesse período, em que as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados e com menos circulação de ar, contribui para aumentar a disseminação de alergias e doenças respiratórias infecciosas, causadas por vírus e bactérias.

O pneumologista e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Me. Vinicius Buaes Dal Maso, afirma que durante as estações de outono e inverno, o resfriado comum, assim como a gripe e a pneumonia, costumam ser mais frequentes. Além disso, pessoas que já tem uma doença de base crônica, como rinite, asma e outras doenças pulmonares, ficam mais suscetíveis a terem uma descompensação neste período. “Para as pessoas que já têm uma predisposição a doenças crônicas, o frio é uma forma de contribuir para o estreitamento brônquico, que é o fechamento dos brônquios, ocasionando uma piora da falta de ar, além da possibilidade das infecções”, ressalta.

Segundo ele, um dos fatores que contribui para essa propagação é o fato de os ambientes ficarem mais fechados devido ao frio, assim como a lavagem das mãos ocorrer em menor frequência. “Isso facilita a disseminação dessas doenças infecciosas”, afirma Dal Maso.

Como buscar proteção contra essas doenças no outono e inverno?

O professor pontua que para se proteger de alergias e doenças respiratórias são necessários cuidados básicos no dia a dia. Confira algumas dicas:

- Lavar as mãos com frequência
Remover a sujeira das mãos corretamente é uma das formas de diminuir o risco de se contaminar e interromper a transmissão de infecções virais.

- Deixar os ambientes bem ventilados
A renovação do ar dos ambientes reduz a possibilidade de disseminação dos agentes que causam as doenças, como a proliferação de ácaros.

- Manter a carteira de vacinação atualizada
É importante ficar atento ao calendário de vacinação. “Estamos em uma época importante de vacinação da gripe. Temos o calendário de vacinação do idoso, que assim como das crianças é importante que seja seguido. Tem a vacina pneumocócica, que é para pneumonia, e outras importantes que devem ser feitas, além da covid-19”, observa o médico.

- Manter-se bem hidratado
O consumo regular de água e sucos naturais fortalece o sistema imunológico. 

- Seguir o uso de medicações em casos crônicos
Para evitar a descompensação das doenças, é importante manter as medicações de uso crônico. “Quando os pacientes usam as medicações de forma regular e certa é mais difícil que seja descompensado no inverno”, garante o professor.