Ensino

Pibid UPF promove Show de Talentos de escola estadual de Passo Fundo

20/11/2018

18:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Marcado para o dia 4 de dezembro, o show de talentos organizado pelo grupo visa incentivar as habilidades e competências dos estudantes, por meio da pesquisa e do estudo interdisciplinar dentro do ambiente escolar

Tendo como ideia central um Show de Talentos, que se visa a valorização das aptidões dos estudantes da escola pública, que o grupo interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), planejou uma intervenção na Escola Estadual de Ensino Médio Anna Luísa Ferrão Teixeira. A atividade está marcada para o dia 4 de dezembro, a partir das 8h30min, no CTG Moacir da Motta Fortes, reunindo estudantes do ensino fundamental e médio. 

O Pibid é constituído por 30 estudantes dos cursos de Filosofia, História e Letras da UPF. Esses estudantes, divididos em três grupos desenvolvem a iniciação à docência em três escolas públicas de Passo Fundo – EEEM. Anna Luísa Ferrão Teixeira, EEEM. Adelino Pereira Simões e a EMEF. Padre Jose Anchieta. Cada grupo conta com uma supervisora, professora da escola, sendo que a coordenação do Programa no IFCH, também, é feita por um grupo interdisciplinar de professores, dos respectivos cursos.

De acordo com a professora, Dra. Luciane Sturm, o Pibid Interdisciplinar iniciou suas atividades em agosto deste ano, e vem realizando atividades de observação das turmas, conhecimento da realidade escolar e diagnóstico das escolas, para passar ao planejamento de projetos que serão desenvolvidos em 2019, nas respectivas escolas. 

Além disso, os grupos já tiveram a iniciativa de uma maior aproximação das turmas, propondo e participando das atividades de finalização do ano escolar. A exemplo disso, o grupo que está na Escola Anna Luísa, propôs o desenvolvimento de um Show de Talentos, a partir da temática  “Brasil e suas brasilidades”, visando o aprofundamento dos conhecimentos sobre a  diversidade de povos que constituem a identidade do país, desde de seus primeiros colonizadores, bem como sobre os imigrantes e refugiados, além de prever a pesquisa sobre os povos indígenas originários do nosso território, e das etnias originadas na história brasileira, como quilombolas e ribeirinhos.

No dia 26 de novembro, também haverá uma intervenção na Escola Anna Luísa, com uma Mostra Pedagógica de trabalhos relacionados aos estudos realizados, como desenhos, poesias, trabalho manual, escultura, entre outros, relacionados à temática do Show de Talentos.

Sobre o Pibid
O grupo do Pibid da E.E.E.M. Anna Luísa Ferrão Teixeira é composto pelas estudantes de Letras, Flávia Milani, Maitê Chicon, Patrícia de Lima, Priscila Stormowski, Rafaela Paixão; de História, Dionatan Ten Kathen, Mayara de Lemos, Valmir Zanatta e William Pain; e pelo acadêmico de Filosofia, Rafael Dall Agnol. A professora supervisora e titular da disciplina de Língua Portuguesa, que já trabalha há dez anos na escola, é Patrícia Guterres. Da UPF atuam no Programa os professores Dr. Andrei Lodea, Dra. Carina Tonieto, Dr. Alessandro Batistella, Dra. Rosane Neumann, Dra. Luciane Sturm e Dra. Patrícia Valério.