Notícias UPF

Pesquisadores do PPGOdonto participam de evento internacional no Rio de Janeiro

  • Por: Assessoria de Imprensa

Um grupo expressivo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/UPF) participou do 54º Congresso do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD). O evento, de âmbito internacional, contou com palestrantes do Brasil e do exterior que apresentaram inovação e avanços na área de materiais dentários. Neste ano, a edição ocorreu de 4 a 6 de julho, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.

Presente no evento, o professor Dr. Alvaro Della Bonna destacou que foram premiados seis trabalhos de pesquisa da pós-graduação e da iniciação científica, e o PPGOdonto foi premiado com o trabalho “Eficácia dos testes de percepção visual da cor usados na Odontologia” apresentado pela aluna Andressa Simionato e orientado pelos professores Della Bona e Dr. Oscar Pecho.

De acordo com Della Bonna, essa é uma linha de pesquisa que tem sido trabalhada de forma mais intensa nos últimos cinco anos pelo seu grupo de pesquisa, resultando em mais de 20 trabalhos científicos de alta qualidade internacional e com resultados que foram incorporados a uma nova norma da ISO sobre cor e propriedades ópticas. “Essa linha de pesquisa tem resultado em avanços relevantes para o conhecimento e a correta utilização das propriedades ópticas e da cor em todos os aspectos da odontologia, em especial na odontologia restauradora estética”, destacou.

Para ele, essa premiação é mais um reconhecimento da relevância da linha de pesquisa e do trabalho essencial dos grupos de pesquisa, que fomentam a orientação e a produção científica desde a iniciação científica, como é o caso da Andressa, até o pós-doutorado, com o Dr. Pecho.

O evento, em sua 55º edição, ocorrerá em 2019 e terá como presidente o professor Alvaro Della Bona e o grupo de pesquisa do PPGOdonto.