Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor/Luis Henrique de Melo
Como forma de reconhecer o trabalho e a atuação na pesquisa em suas áreas, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou, na tarde dessa quarta-feira, 27, o Certificado de Honra ao Mérito aos professores Dra. Luciane Maria Colla, Dr. Leonardo José Gil Barcellos e Dr. Álvaro Della Bona. A homenagem destacou a presença dos professores entre os pesquisadores mais citados do mundo no Elsevier Data Repository, banco global de dados.
Proposta pelo vereador Saul Spinelli, a homenagem contou com a presença de diversos professores, funcionários e estudantes da UPF, bem como familiares e amigos dos homenageados. Em sua fala, Saul destacou a importância da educação e da formação continuada para uma base sólida de pesquisa e de inovação.
Para os homenageados, a iniciativa foi um importante espaço para destacar a força da pesquisa da Universidade.
Luciane Maria Colla
“Eu achei muito legal, em especial porque é uma homenagem diferente das que estamos acostumados a receber, então receber mérito acadêmico, já nos acostumamos dentro da academia, mas vindo de um setor diferente, com o poder legislativo, é muito gratificante. Especialmente porque dá uma visibilidade à Universidade, aquilo tudo que temos mencionado que a Universidade tem de diferencial vem a partir da ciência, nós só somos uma Universidade porque temos ciência. Hoje somos nós três, daqui a pouco podem ser outros três, nós somos um batalhão, somos muitos cientistas dedicados a promover educação, formação de excelência através da ciência. É muito bom ver a Universidade chegar nesse patamar de reconhecimento, que é o que está faltando justamente no mundo de hoje, reconhecer a importância da ciência e dos métodos claros de investigação científica para a proposição de soluções para o mundo, soluções que de fato possam trazer benefícios à população, trazer benefícios aos indivíduos nas diferentes áreas, não só nas nossas”.
Leonardo José Gil Barcellos
“O momento foi bem relevante, eu tenho dito isso bastante, porque furamos a bolha. Estamos muito acostumados a homenagens, a distinções no meio acadêmico, todos nós já ganhamos prêmios em congressos, tudo no âmbito da academia. Agora um prêmio, uma distinção, no âmbito legislativo fura essa bolha, leva essa informação da importância da ciência para uma área mais ampla, para uma população mais ampla. Isso é bem relevante, mostra o que eu falo em aula de Redação Científica sobre o salto do operacional para o teórico e das especificidades para generalidades, que faz a nossa ciência ganhar o mundo. Então, nós fazemos em Passo Fundo, usamos as coisas daqui, porque estamos aqui, mas os processos teóricos são muito mais amplos e são importantes para o mundo inteiro. Se eu acesso uma bacia hidrográfica aqui, com um peixe daqui, com um composto, um poluente daqui, é porque eu estou aqui. Mas o processo por trás, que é essa poluição antrópica causada pelo homem, pelos seus medicamentos, pelos seus produtos nos corpos d'água, na natureza, isso acontece em todo mundo, com outras bacias, outros rios, outros peixes, outros produtos, outras substâncias. Mas é o processo teórico que está por trás. Ciência é explicar isso”.
Álvaro Della Bona
“Eu vejo que a Universidade de Passo Fundo é, de fato, uma universidade comunitária. E no momento que existe o reconhecimento da nossa comunidade ao mérito da pesquisa realizada dentro da Universidade, isso é muito relevante para a Instituição e dá um incentivo para que os professores e pesquisadores continuem a trabalhar para fazer a transição desse conhecimento para a comunidade. Eu acredito que essa foi a primeira vez que os nossos representantes da municipalidade prestaram tal reconhecimento aos pesquisadores da cidade e da Universidade de Passo Fundo, e eu também vejo que a fala do Saul, que foi quem propôs esse ato, foi muito significativa e ela valorizou muito o trabalho da Universidade e dos seus pesquisadores. Tem muita relevância o que aconteceu na Câmara em termos acadêmicos, não acadêmicos, em termos comunitários, e isso fecha muito com o propósito da nossa Universidade”.