Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UPF desenvolvem projetos que melhoram a eficiência operacional de redes de distribuição de energia elétrica

07/06/2022

09:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projetos desenvolvidos pelo Lintec UPF foram apresentados durante o maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, no Rio de Janeiro

Três trabalhos desenvolvidos por integrantes do Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais da Universidade de Passo Fundo (Lintec/UPF) foram apresentados durante o maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil), o encontro ocorreu de 15 a 18 de maio, no Rio de Janeiro.

Os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são incentivados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvidos pela UPF em parceria com o Grupo CEEE/CPFL Energia. Ao todo, foram apresentados três artigos que integram os projetos “Desenvolvimento de metodologia para realização de modelagem de subestações em 3 dimensões” e “Pesquisa da eficiência de técnicas de redução de ruídos em subestações urbanas visando o conforto da comunidade”, realizados pela equipe do Lintec, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) da UPF e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Representaram a equipe no evento o coordenador do Laboratório, professor Dr. Charles Leonardo Israel e o engenheiro Ademilson Setti, gerente de projeto. “Esse evento serviu para identificar as possibilidades que o Lintec tem para dar apoio às empresas do setor elétrico e também das pesquisas que são desenvolvidas dentro do curso de engenharia mecânica, engenharia elétrica e mestrado que são bem pertinentes e atuais com o setor”, disse o professor.

Projeções em 3D facilitam a visualização das redes de distribuição

Entre os projetos demandados pela companhia de energia elétrica, um deles solicitava que os modelos de subestações passassem a ser feitos em imagens em 3D. “Cerca de 92% das subestações de energia elétrica no Brasil ainda são projetadas e modeladas em duas dimensões, então tivemos a missão de pegar todos os equipamentos de três subestações e passá-los para modelos tridimensionais. Como o software Bim não é somente desenho, ele também é informação, conseguimos agregar informações visuais a esses desenhos de uma maneira tridimensional, com processamento mais leve”, explica a gerente do Lintec, Pamela de Matos.

O resultado do trabalho foi um projeto em 3D muito mais visual, com informações que a equipe de execução consegue visualizar com clareza. “Isso vai melhorar tanto a questão de tempo de execução do projeto, quanto diminuir os retrabalhos por algum erro ou alguma interferência que não era possível visualizar antes”, afirma a gerente. A equipe do projeto é composta pelos mestrandos do PPGPPF, Pamela de Matos e Leonardo Castilhos de Oliveira e os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Mateus Behnen Correa e João Vítor Stolte.

Tijolo especial é capaz de reduzir ruído emitido nas subestações

Outro projeto derivou na criação de um tijolo capaz de reduzir o ruído emitido pelas subestações de energia elétrica. As redes de distribuição costumam ser construídas, geralmente, em locais afastados das cidades. Entretanto, com o crescimento urbano, ocorre que a cidade chega ao entorno delas. “Isso provoca incômodos na população, já que existem equipamentos dentro da subestação que emitem alguns tipos de ruídos que são percebidos mais à noite, quando não há outros barulhos”, afirma Pâmela.

Segundo ela, nesse projeto foram avaliados diferentes tipos de materiais e diversas configurações para barreiras que fossem reduzir o ruído emitido à comunidade no entorno. “Foram pesquisados os tipos de barreira para esse ruído branco da rede elétrica e foi criada uma barreira otimizada com um tijolo especial que absorvesse esse ruído oriundo da subestação. Com esse tijolo, conseguimos ter uma boa redução dos decibéis, inclusive para abaixo do que a legislação permite, e a comunidade do entorno agora pode ter um pouco mais de paz em suas noites de sono”, destaca.

Integram a equipe dos dois artigos gerados pelo projeto “Pesquisa da eficiência de técnicas de redução de ruídos em subestações urbanas visando o conforto da comunidade” os mestrandos do PPGPPF, Juliano Wagner Daronch, Leonardo Castilhos de Oliveira, Diego Darci Langaro e Mateus da Silva, que já concluiu o mestrado.

Laboratório cria soluções para problemas do setor elétrico 

O Lintec é um laboratório de inovação vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), que trabalha, principalmente, com Pesquisa e Desenvolvimento e busca gerar soluções mecânicas para desafios de diversos setores da economia. De caráter multidisciplinar, o espaço conta com a colaboração de vários estudantes e professores vinculados à Fear e ao Programa de Pós-Graduação de Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF).