Pesquisa e Inovação

Pensando em começar um mestrado? Prepare-se com essas dicas

01/06/2023

08:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Bárbara Dalamaria é mestranda em Administração e traz recomendações para começar o curso com tranquilidade

Planeja fazer mestrado, mas está inseguro para dar o primeiro passo e se inscrever? Para ajudar quem está vivenciando esse processo, a mestranda em Administração Bárbara Adelle Dalamaria, que passou por essa fase no último semestre, traz algumas recomendações:

  • Não sabe por onde começar o seu pré-projeto? Confira com atenção o Currículo Lattes dos professores do Programa. “Avalie as pesquisas deles e onde sua ideia poderia se encaixar. Observe também os autores que eles normalmente utilizam”, cita Bárbara.
  • A entrevista é um momento tranquilo. “Os professores querem te conhecer e avaliar seu nível de comprometimento. O segredo é ser honesto e não ficar nervoso, pois é apenas uma conversa”, lembra a mestranda.
  • Prepare-se para ter mais autonomia do que na graduação. “O mestrando deve se esforçar por si próprio. Os professores nos auxiliam muito, mas grande parte do processo é solitário e exige muita dedicação”, conta Bárbara.
  • Inclua momentos de estudo na sua rotina além das aulas. “O tempo necessário depende de cada disciplina e da sua facilidade de compreender conteúdos. Existem artigos mais simples e aqueles nos quais é necessária a releitura até chegar à compreensão”, destaca.

Mais seguro para começar a sua jornada na pós-graduação stricto-sensu? As inscrições estão abertas para os seguintes cursos:

Mestrado e doutorado em Agronomia 
Mestrado e doutorado em Bioexperimentação
Mestrado e doutorado em Educação
Mestrado e doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
Mestrado e doutorado em Envelhecimento Humano
Mestrado e doutorado em História
Mestrado e doutorado em Letras
Mestrado em Administração
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Mestrado em Direito
Mestrado em Computação Aplicada
Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação
Doutorado em Odontologia

Conheça mais detalhes sobre cada curso e inscreva-se: upf.br/pos