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Orientações acadêmicas e administrativas aos professores

  • Por: Assessoria de Imprensa

Ofício Circular nº 01/2020/R
Passo Fundo, 16 de março de 2020.

Prezados/as Professores/as:

A Reitoria da Universidade de Passo Fundo, por decisão do Comitê de Prevenção e Controle do Covid-19 da FUPF e em cumprimento às recomendações do Ministério da Saúde e de órgãos municipais e estaduais, informa a imediata substituição das atividades acadêmicas presenciais por atividades online pelo período de 14 dias, a partir das 18h desta segunda-feira (dia 16) até a data de 28 de março, com possibilidade de prorrogação futura, mediante reavaliação do quadro epidemiológico. A medida se estende ao campus central e a toda a estrutura multicampi, à graduação e à pós-graduação (Lato e Stricto sensu), em sintonia aos demais movimentos da cidade e região como forma de prevenção e contenção da pandemia do coronavírus no estado.

Para a eficácia da medida tomada, requeremos ao docente:

a) a preparação de materiais e de atividades referentes aos conteúdos das disciplinas sob sua responsabilidade, considerando o período previsto da suspensão de aulas presenciais, as quais serão substituídas por atividades online, tendo em vista a manutenção do calendário acadêmico do semestre neste período;
b) o uso preferencial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para disponibilização das atividades e envio de informações e orientações às turmas, ou do Ambiente de Apoio ao Aluno, na intranet, disponíveis a toda comunidade acadêmica e com suporte da UPFOnline. Outras ferramentas também poderão ser utilizadas, desde que a escolha, suporte e acompanhamento dos alunos esteja sob responsabilidade do docente;
c) a disponibilização aos estudantes dos conteúdos desta primeira semana de aula até a próxima quinta-feira, dia 19 de março, impreterivelmente;
d) o acompanhamento aos alunos que desenvolvem as atividades virtualmente, sugerindo-se, inclusive, a valorização das tarefas solicitadas como elementos de avaliação;
e) o registro do conteúdo e da frequência aos alunos no AAE, conforme cumprimento das atividades encaminhadas, de acordo com o cronograma de substituição das aulas presenciais;
f) atente para o fato de que o registro da carga horária em docência será ajustado automaticamente via sistema, sendo dispensada a marcação biométrica.

Para apoio aos docentes na organização das atividades virtuais, a UPF Online disponibiliza em seu site (www.upf.br/online) quatro vídeos tutoriais que viabilizam, tecnicamente, orientações aos docentes para a disponibilização e execução de aulas online. A UPF Online coloca-se à disposição via email (online@upf.br), telefone (3316- 8254), Skype (online@upf.br) e Hangout (online@upf.br) para maiores esclarecimentos.

Para situações pontuais, especialmente àquelas relacionadas às disciplinas práticas e estágios, nas quais os professores necessitam de apoio para os encaminhamentos plausíveis, indica-se contato com a coordenação do curso para análise e decisão de procedimentos pertinentes, sob gestão da direção da Unidade.

Ratifica-se, ainda, a necessidade da suspensão e/ou transferência das demais atividades extracurriculares, como viagens, reuniões com grande número de pessoas, oficinas, cursos de extensão, aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, entre outros, ao longo deste período.

Bancas de qualificação e de defesa de dissertação e tese poderão ser mantidas, desde que com uso de recursos digitais e com público privado, a partir do acordado entre os envolvidos.

Para os estudantes envolvidos em pesquisa, orienta-se que sejam avaliadas pelo professor responsável as possibilidades de manutenção das atividades ou de encaminhamentos alternativos.

Para os estudantes envolvidos em projetos e programas de extensão, decide-se pela suspensão de todas as atividades, orientando-se aos professores responsáveis o encaminhamento de atividades formativas ao longo destas semanas.

As atividades desenvolvidas pelo corpo técnico-administrativo nas Unidades Acadêmicas (secretarias, laboratórios, núcleos, centros, clínicas, entre outros) serão adaptadas aos horários, turnos e necessidades, conforme gestão do Diretor, em acordo com a Reitoria. A carga horária docente em atividades será mantida.
Contamos com o esforço e a colaboração de todos neste momento singular, ao tempo em que agradecemos a atenção às definições postas. De modo especial, solicitamos aos coordenadores e diretores que mantenham os colegiados articulados, visando ao bom atendimento à comunidade acadêmica, em um momento que requer, de todos, bom senso e planejamento.

Profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin
Reitora da Universidade de Passo Fundo