Ensino

Oportunidade de intercâmbio: convocatória oferece disciplina remota no México

17/06/2021

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programa de Intercâmbio Virtual oportuniza aos acadêmicos, inscritos e aprovados, cursar disciplinas na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), México

Iniciado no segundo semestre de 2020, como um projeto piloto na Universidade de Passo Fundo (UPF), o Programa de Intercâmbio Virtual (PIV) agora é um Programa Institucional, integrante do Plano Estratégico de Internacionalização (PEI) UPF. O PIV proporciona, ao acadêmico regularmente matriculado na graduação UPF, a possibilidade de cursar uma disciplina no modelo remoto em uma universidade internacional/estrangeira, concomitantemente aos estudos em seu curso de origem na UPF. Nesta Convocatória, as disciplinas são oferecidas pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), México, à UPF, de acordo com especificações aqui.

Segundo a professora Dra. Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional, o PIV é uma oportunidade única para a qualificação pessoal e profissional, uma vez que amplia as capacidades linguísticas e interculturais, além de potencializar os conhecimentos específicos na área do conhecimento do acadêmico. “Isso significa que o estudante poderá praticar um idioma adicional (espanhol ou inglês), além de estabelecer o contato com outras culturas, qualificando seu currículo, por meio do registro em seu histórico escolar de uma disciplina cursada em uma instituição internacional/estrangeira”, ressalta.

Nessa modalidade, o acadêmico fica isento de taxas escolares na universidade do exterior, devendo, contudo, manter vínculo com a UPF durante todo o semestre 2021/2. 

Requisitos
O acadêmico pode solicitar mais de uma disciplina na candidatura, contudo, apenas uma é passível de aproveitamento em substituição à disciplina de seu currículo de origem. Podem participar do Programa todos os acadêmicos matriculados em cursos de graduação da UPF (CST, Bacharelados e Licenciaturas), devendo, obrigatoriamente estar matriculado em, no mínimo, três disciplinas de curso de graduação da UPF, em 2021/2; estar aprovado em no mínimo 40% das disciplinas de seu curso e ter conhecimento do idioma espanhol ou inglês. 

Inscrição
O acadêmico que desejar realizar o intercâmbio virtual deve encaminhar a documentação, que pode ser acessada aqui, para o e-mail aai@upf.br, até 28 de junho de 2021. Toda a documentação deve ser enviada em dois arquivos, em formato PDF, salvos com o nome do candidato. As orientações gerais podem ser acessadas aqui.

A partir da aprovação na disciplina, o acadêmico poderá solicitar o aproveitamento para uma disciplina de seu curso. Se o acadêmico cursar mais de uma disciplina, poderá solicitar a inclusão em seu histórico escolar como disciplina realizada fora do currículo. Toda a comunicação oficial entre a Assessoria Internacional e os candidatos é feita pelo e-mail institucional aai@upf.br.