Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Equipes de nove escolas de Passo Fundo e região participaram de três etapas da IV Olimpíada de Robótica Educativa Livre da UPF, realizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (UPF), durante o ano de 2016. No dia 12 de novembro, foi realizada a última etapa, denominada Balloon Defender. A prova da última etapa consistiu em um duelo entre dois robôs, remotamente controlados por pilotos das equipes, através de um celular.
O objetivo da prova era um robô furar o balão que estava fixo no robô adversário ao mesmo tempo em que defendia o seu balão. Nessa prova, a equipe da escola Ernesto Dornelles, de Marau, ficou em primeiro lugar. O segundo e o terceiro lugar foram conquistados, respectivamente, pela equipe do Cecy Leite Costa e pela Escola Estadual Maria Dolores Freitas Barros, ambas de Passo Fundo. Para os alunos participantes, essa etapa foi muito desafiadora, tanto na construção do robô e do aparato de destruição, quanto na estratégia adotada em furar o balão do inimigo.
Ao final da terceira etapa, além da entrega dos troféus, foram computados os pontos gerais e definidos os campeões gerais da Olimpíada. A escola vencedora foi a Ernesto Dornelles, de Marau, que, nas três etapas, conseguiu um primeiro lugar, um segundo lugar e um quarto lugar, dentre as nove participantes. O segundo lugar foi obtido pelo Marista Medianeira, de Erechim. A equipe obteve um primeiro, um terceiro e um quarto lugar. A terceira colocada na competição foi a escola Senhor dos Caminhos, de Tapejara que, nas três provas, obteve um primeiro, um terceiro e um sexto lugar.