Ensino

Oficina de desenvolvimento de aplicativos é realizada na UPF Casca

22/10/2019

09:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da UPF Casca ofereceu para estudantes do ensino médio da região a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o ambiente educacional da UPF e a ferramenta Thunkable, utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. A atividade, que foi promovida nos dias 15 e 16 de outubro, contou com a participação de estudantes dos municípios de Casca, Serafina Corrêa, Paraí e Marau.

Segundo os organizadores, todos se mostraram muito interessados na proposta de trabalho e na área de Tecnologia da Informação (TI). Além das atividades programadas com a ferramenta, o momento de formação foi importante para esclarecer dúvidas sobre cursos oferecidos pela instituição, sobre vestibular, mercado de trabalho e a carreira de TI.

A oficina foi ministrada pela professora e coordenadora adjunta do curso, Me. Tainara Bernardi, e pelo aluno do quarto nível Eduardo Mior, que auxiliou no atendimento aos participantes e no desenvolvimento das atividades da oficina.

O estudante Daniel Conte, do terceiro ano da escola Carneiro de Campos, de Serafina Corrêa, fala sobre a vivência que teve ao participar da oficina. “Foi a minha primeira experiência com o desenvolvimento de aplicativos mobile. As aulas foram bem explicativas e, sem dúvida, gostei bastante”.

Durante a Oficina de Desenvolvimento de Aplicativos, os jovens foram inspirados a utilizar a tecnologia em suas carreiras. O Thunkable é uma plataforma arrasta-e-solta on-line para criação de aplicativos para dispositivos móveis. Essa plataforma possibilita a criação e a customização de aplicativos para solução de problemas, de uma maneira simples, intuitiva e rápida, precisando saber apenas o funcionamento da lógica de programação, e não uma linguagem específica. Além disso, com a versão cross-platform (Thunkable X), é possível criar aplicativos tanto para Android quanto para iOS, sem a necessidade de configurações extras.