Universidade

O que é preciso para fazer intercâmbio? Saiba como se preparar

27/01/2023

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

As férias acadêmicas já estão perto do fim, e, para muitos estudantes, chegou a hora de colocar em prática os planos para 2023. Se fazer um intercâmbio está entre as suas metas, você pode começar a pensar na preparação, afinal alguns aspectos precisam ser providenciados com antecedência.

A Assessoria Internacional (AI) é o setor responsável pelas ações de internacionalização da UPF. A equipe da AI conduz os processos de intercâmbio, orientando e auxiliando os acadêmicos para que a temporada de estudos no exterior seja uma experiência rica em conhecimento e vivências inesquecíveis. Quando procuram a AI para realizar o sonho do intercâmbio, os estudantes chegam com várias dúvidas. Abaixo, você encontra as respostas para as principais:

Como funciona o intercâmbio da UPF?

O estudante da UPF encontra na Instituição diferentes oportunidades para fazer intercâmbio: os programas MARCA, Santander Universidades, Intercâmbio Virtual e o Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac), que vamos detalhar melhor.

O Piac abre inscrições uma vez por semestre, por meio de edital específico, divulgado aqui no portal da UPF. Ele proporciona aos estudantes de graduação a ampliação de seus conhecimentos acadêmico-científicos, bem como de suas experiências culturais. O universitário pode cursar disciplinas em universidades internacionais conveniadas, pelo período de um semestre letivo, em diversas instituições na América, Europa e África.

Aqui você encontra mais informações sobre cada programa.

Pretendo fazer intercâmbio, mas estou no início do curso. Como posso me organizar para a candidatura?

Um dos requisitos para participar do Piac é estar aprovado em, no mínimo, 50% e, no máximo, 80% dos créditos de seu curso. Mas mesmo antes de ter cursado esse percentual, você já pode começar a pesquisar informações sobre o país e a universidade que pretende estudar, além de começar a estudar o idioma do país de destino.

A UPF Mundi oferece cursos de Idiomas para fins acadêmicos destinados a aqueles que desejam aprimorar as habilidades de leitura e escrita em língua estrangeira, e também de preparação para exames de proficiência em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

Recomendamos também a leitura dos editais do Piac já divulgados, disponíveis em www.upf.br/editais, para ir se familiarizando com o processo da candidatura e os
documentos necessários, que são:

  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Histórico escolar (solicitar na intranet - Processos eletrônicos);
  • Atestado de vínculo com percentual de créditos (solicitar na secretaria do curso);
  • Certificado de proficiência do idioma do país de destino;
  • Carta de apresentação com intenções e plano de ação;
  • Carta de ciência dos pais (disponível aqui);
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do passaporte, com validade de 3 meses após o retorno do programa de intercâmbio (caso não possua o passaporte, deve providenciá-lo);
  • Todos os documentos devem ser digitalizados.

A UPF possui convênio com quais países? Como faço para saber se o meu curso está incluído na possibilidade de realizar o intercâmbio?

Para ver a lista de países e universidades que a UPF possui convênio, você pode acessar o site da UPF na aba Internacional > Convênios.

Para ver a lista de cursos de cada instituição estrangeira, veja a tabela disponível em Internacional > Universidades e Cursos.

Quando devo me inscrever? Como é o processo de inscrição?

No início de cada semestre, o edital do Piac é publicado no portal da UPF. Essa informação é divulgada nos diferentes meios de comunicação da Instituição, incluindo as redes sociais da UPF e da Assessoria Internacional.

O acadêmico deve observar atentamente o edital, organizar os documentos necessários e seguir os procedimentos indicados.

Fique atento, o próximo edital será divulgado em breve!

Quais são os requisitos do Piac?

Para participar de um intercâmbio acadêmico internacional, o estudante UPF deve observar os seguintes requisitos, no semestre de sua candidatura, ou seja, um semestre antes da realização do intercâmbio:

  • Estar matriculado em curso de graduação da UPF, em dezesseis créditos, no mínimo;
  • Estar aprovado em, no mínimo, 50% e, no máximo, 80% dos créditos de seu curso;
  • Apresentar bom desempenho acadêmico, com média geral no histórico escolar igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Comprovar conhecimento da língua do país de destino.

Como comprovar a proficiência no idioma de destino?

O conhecimento em língua estrangeira pode ser comprovado por meio de certificado de exame de proficiência para fins de intercâmbio da UPF, ou de exames internacionais. A UPF oferece exames de proficiência de língua estrangeira, semestralmente, em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. As provas de proficiências são realizadas conforme as datas dos editais.

Depois da inscrição, quais os próximos passos?

Após a pré-seleção realizada pela AI, a nomeação do aluno é encaminhada para a instituição estrangeira, a qual irá analisar a candidatura e, em caso de aprovação, irá emitir a carta de aceite. Uma vez que tenha recebido a carta, o acadêmico deve entrar em contato com o consulado do país de destino, para obtenção do visto de estudante, além de providenciar um seguro viagem com cobertura internacional durante sua estadia no intercâmbio.

Ao longo do período de intercâmbio pelo Piac, o aluno estará isento das mensalidades da UPF e da instituição estrangeira. Já as demais despesas – passaporte, visto, seguro saúde, deslocamento, moradia, alimentação, despesas pessoais, despesas universitárias, entre outras – são de responsabilidade do estudante.

Além do Piac, a UPF possui convênios para outras modalidades de intercâmbio acadêmico, estágios e cursos de curta duração no exterior.

Tem outras dúvidas? Fale com a AI pelo e-mail aai@upf.br, pelo telefone 54 3316 8117 ou presencialmente na Assessoria Internacional, localizada no Centro de Convivência, no Campus I e atende de segunda a sexta-feira.