Ensino

Novos horizontes a partir da formação acadêmica

19/02/2020

10:41

Por: Caroline Simor

Fotos: Camila Guedes

Costureira desde os 18 anos, Vanda Telles decidiu, aos 69 anos, iniciar uma nova caminhada por meio do conhecimento

Novas experiências e a busca pelo conhecimento são questões que perpassam qualquer idade ou fase da vida e foi com o coração aberto que a agora acadêmica Vanda Nadir Telles, 69 anos, decidiu iniciar sua caminhada na Universidade de Passo Fundo (UPF). Com os olhos em novos horizontes, ela avalia os primeiros dias no curso de Design de Moda e ressalta que seu maior objetivo é aprender e compartilhar.

Natural de Marau, Vanda começou a costurar aos 18 anos, mas sem o conhecimento teórico. Já aposentada e com as filhas crescidas, ela pensou que seria um ótimo momento para encontrar motivação e algo novo para se dedicar e se complementar. “Queria aprender coisas novas. Foi tudo muito rápido, meio de susto. Então, decidi fazer o Vestibular e passei”, lembrou.

A experiência de vida não lhe tirou o nervosismo e a expectativa. Segundo ela, o primeiro dia de aula foi de ansiedade. “No primeiro dia estava tão ansiosa, com medo. Achei que não ia dar conta, mas minhas filhas me acalmaram e eu tenho uma expectativa de aprender muitas coisas novas. Não sei o que vai acontecer. No começo tinha medo de não ser aceita, de me perder por aqui, ainda estou um pouco apreensiva, mas acredito que vai dar tudo certo. Quero aproveitar a minha experiência, o pouco que sei, e ajudar minhas colegas. Meu grande desafio vai ser trabalhar com o computador e com essa nova forma de fazer o que eu fazia”, relatou a acadêmica.

Depois de formada Vanda não pretende voltar à trabalhar, mas garante que buscará colocar em prática o que aprendeu. “Não estou fazendo para voltar à trabalhar. Estou fazendo para entender o processo, conhecer as formas e metodologias e poder dialogar”, pontuou.