Ensino

Nove acadêmicos representarão a UPF na fase nacional da Maratona de Programação

20/08/2018

17:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luisa Buasuz – Nexjor/UPF

Seletiva ocorreu no último sábado, dia 18 de agosto

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) promoveu, no último sábado, dia 18 de agosto, a Seletiva UPF para Maratona de Programação 2018. Durante a competição, que foi realizada no Laboratório Central de Informática (LCI) e teve o apoio da empresa Compasso, os estudantes precisaram resolver problemas por meio da escrita de programas em várias linguagens de programação. Cada problema resolvido marcaria ponto e cada tentativa errada causaria penalidade. 

Ao final da competição, nove alunos foram selecionados: Felipe Foschiera (Ciência da Computação), Leonardo Constantin (Ciência da Computação), Anderson Fontana (Ciência da Computação), Luciano Ely  (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Ricardo Fachinello (Ciência da Computação), Gabriel Kressin (Ciência da Computação), Bruno Fauth (Ciência da Computação, BIXO), Richardson Moraes (Ciência da Computação) e Homero Kemmerich (Engenharia de Computação). 

Os acadêmicos representarão a UPF na competição International Collegiate Programming Contest, promovida anualmente pela ACM, representada no Brasil pela Maratona de Programação da SBC. “Serão formadas três equipes, de três alunos para participar em setembro. Os melhores classificados no Brasil disputarão a Final Sul-Americana em Salvador. Nas outras edições, a UPF participou do evento e se classificou para a Final Sul-Americana”, explicou o professor coordenador da atividade Dr. Marcelo Trindade Rebonatto. 

Ainda de acordo com o professor, com as equipes formadas, os alunos selecionados continuarão passando por treinamentos até o dia da prova da fase nacional, que será realizada no dia 15 de setembro, em Erechim. “Vamos inicialmente realizar o upsolving da prova deste último sábado, ou seja, resolver os problemas que não foram resolvidos”, completou o professor. 

Também auxiliaram na organização da atividade os professores Me. Eder Pazzinatto, coordenador do Curso de Ciência da Computação, e Me. Jose Mauricio Carre Maciel, coordenador do curso de Engenharia de Computação.