Extensão

No isolamento social, a possibilidade de dar sequência à rotina

26/03/2020

10:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Centro de Referência e Atenção ao Idoso da UPF desenvolve oficinas on-line com os alunos durante o período de quarentena

Vários países adotaram o isolamento social como prevenção ao Coronavírus (Covid-19). A medida, que faz a maioria da população permanecer em casa de quarentena, tem alterado as rotinas das pessoas. Pensando nisso e no fato dos idosos estarem no grupo de risco da doença é que o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) vem realizando oficinas on-line com os alunos como forma de mantê-los ativos em suas residências.

As atividades acontecem através de lives na página do Creati no Facebook e por meio de grupos de WhatsApp. Os participantes podem acompanhar os vídeos das oficinas de ginástica, pilates solo, dança, yoga, descortinando emoções, origami, alongamento, ativando a memória, meditação e ginástica postural. Elas são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, às 9h e às 15h.

Segundo o coordenador do Creati, Diego Piva, o objetivo da ação é fazer quem está em casa (principalmente os idosos) dar continuidade a sua proteção e prevenção. “Neste período em que estamos todos em nossas casas, o Creati, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, realiza atividades on-line para todos os seus alunos e para a comunidade em geral, com nossas oficinas oferecidas pelo Centro. A nossa ideia é que, mesmo em isolamento social, continuemos cuidando de nossa saúde, também sendo uma forma de nos ocuparmos durante o dia. Além do idoso, toda a família pode acompanhar a aula. Com isso, queremos transmitir mais alegria e energia positiva neste momento em que ficamos muitas vezes sem comunicação física com os próprios familiares”, comenta, lembrando ainda que na UPF Carazinho e na UPF Lagoa Vermelha também acontecem atividades.

Quem está presente em todas as aulas do Creati é Regina Serena Fontaneli, de 64 anos. Para ela, as oficinas contribuem em vários sentidos. “O cuidado que os professores tem conosco ajuda a aumentar a nossa autoestima, deixa o dia mais alegre e auxilia no nosso bem estar físico, mental, harmônico e participativo”, destaca.

Interessados em participar das oficinas do Creati devem fazer contato pelo telefone (54) 3316-8580 e pelos e-mails creati@upf.br e diegopiva@upf.br.

Confira alguns vídeos dos alunos do Creati nas oficinas: