Universidade

NexPP: um núcleo experimental de prática profissional

14/06/2017

15:38

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Divulgação e Gelsoli Casagrande

Agência concentra acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda em um laboratório prático de ensino-aprendizagem. Trabalho desenvolvido pelo Núcleo foi premiado no 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado

A livre expressão criativa é impressa em materiais gráficos e expressa nos meios digitais, é arte que gera sentimento e emoção. Um processo nada simplificado que envolve pesquisa, planejamento e criação, até a distribuição, resume o trabalho publicitário. A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), concentra um Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NexPP), que integra acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda em um laboratório prático de ensino-aprendizagem. Nesse espaço, os alunos, apoiados por professores supervisores e funcionários, aprendem na prática o dia a dia do fazer publicitário e desenvolvem campanhas institucionais para a Universidade. Recentemente, o Núcleo participou do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e foi a única agência do interior do estado a ser premiada com um trabalho na categoria criatividade profissional.

Coordenadores do Núcleo, os professores Maria Goreti Betencourt e Olmiro Schaeffer destacam que o trabalho do NexPP na formação dos acadêmicos passa, inicialmente, pela aplicação da prática dos processos teóricos e pelo desenvolvimento de conhecimentos sobre a comunicação em geral e da publicidade em particular. “O NexPP não é qualquer espaço de prática, mas sim um espaço profissional e experimental dentro da Universidade, que vai muito além do mercado normal. Isso ocorre porque existem limitações no mercado que o Núcleo – por estar em uma instituição de ensino superior – consegue realizar, por exemplo, uma prática alicerçada pela pesquisa, o que oferece um grande diferencial que o mercado normal não tem como fornecer sem um grande custo financeiro”, afirma Schaeffer.

A formação oferecida na academia e experienciada no NexPP prepara o acadêmico para assumir diversas funções no mundo publicitário. “Já temos essa vivência, com nossos egressos atuando profissionalmente em grandes agências do Brasil e do exterior, além do caráter empreendedor que muitos desenvolveram ao longo desses anos em que o curso e o NexPP existem, sendo referências no mercado, o que muito nos orgulha enquanto escola de formação”, aponta Maria Goreti.

Os alunos que atuam no NexPP se envolvem nas campanhas institucionais da UPF, que são produzidas pelo Núcleo. Conforme os coordenadores, eles se envolvem em todas as fases, desde a pesquisa, o planejamento e a criação – que envolve design, redação, direção de arte, produção fotográfica, audiovisual e sonora, além da internet – até a distribuição. Para desenvolver esse trabalho, os alunos são assessorados pelos professores supervisores, e contam com o auxílio técnico dos funcionários do setor. “Os alunos vivenciam a experiência tanto em trabalhos menores quanto em grandes campanhas, o que lhes proporciona uma visão ampla tanto da profissão quanto do futuro do mercado”, destaca Schaeffer.

Diferente de outros laboratórios experimentais acadêmicos, nos quais comumente há apenas a simulação do conhecimento, no NexPP, explica a professora Maria Goreti, tudo é feito de forma profissional e as campanhas vão para a rua, onde são avaliadas pelo público. “Isso confere, além de uma grande responsabilidade, também uma diferença gigantesca em relação a outras escolas do mesmo perfil. O que temos na FAC, no curso de Publicidade, mostra uma grande maturidade tanto da Instituição no sentido do depósito de confiança naqueles que está formando, como também do próprio curso em ofertar ao seu público-alvo uma experiência única academicamente falando, e criando uma nova metodologia de ensino que dá muito certo”, constata.

Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido, o NexPP realizou a inscrição de 12 trabalhos no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, entre as categorias estudante e profissional, e um desses foi premiado. A egressa do curso de Publicidade e Propaganda da UPF e representante do NexPP Fernanda Quinhones dos Santos conquistou o prêmio na categoria profissional com o trabalho denominado “Please, don't stop the music (Listen to the Nature)”. Fernanda – que desempenha a função de atendimento publicitário – trabalha na Universidade desde o ano de 2009, tendo ingressado no NexPP em 2014.

Ela conta que essa foi a primeira vez que participou do concurso do Festival. O tema desse ano era Clima Sustentável, para profissionais, e Planeta Sustentável, para os estudantes. “Tivemos um processo de Brainstorming com todos os funcionários e estagiários da agência e nisso surgiram diversas ideias. Fomos lapidando e ajustando, até que chegamos nos 12 melhores. Como profissional, inscrevi o trabalho “Please, don't stop the music (Listen to the Nature)”, porém, o projeto foi pensado e desenvolvido por vários colegas da agência, cada um auxiliando na sua área específica, como criação, redação e produção fotográfica. Foi um trabalho pensado entre várias pessoas, que tive a felicidade de inscrever em meu nome e ser premiado”, explicou a funcionária.

Com o tema “Nunca a diferença fez tanta diferença”, o Festival aconteceu de 7 a 9 de junho, apresentando oficinas e palestras relacionadas. Para Fernanda, foram três dias de aperfeiçoamento, com a participação em debates sobre temas relevantes, como a diversidade, a inclusão e novas formas de fazer comunicação. O evento contou com palestrantes renomados no mundo da publicidade e da comunicação. “Como o NexPP atende ao público interno da UPF, nossos trabalhos são voltados aos acadêmicos e aos professores. Com o Festival, tivemos a oportunidade de criar sem restrições e barreiras, de uma forma que explorasse todos os setores da agência”, aponta ela, reiterando que o Núcleo foi a única agência do interior do Rio Grande do Sul a ser premiada com um trabalho na categoria criatividade profissional. “Esse trabalho foi criado por várias pessoas, então, isso, mais do que nunca, prova o quanto pensamos no coletivo”, constata.

Mérito Publicitário de Responsabilidade Social

A UPF, por meio da FAC, recebeu da Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP) o certificado de Mérito Publicitário de Responsabilidade Social, como reconhecimento pelas contribuições referentes ao 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. “Esse certificado deve-se à grande participação de alunos e funcionários da FAC no Festival, tanto com trabalhos quanto no que refere à participação do evento em si. Isso mostra o quanto nossos profissionais e futuros profissionais estão engajados na busca por um futuro melhor para a publicidade”, comenta Fernanda.