Notícias UPF

Neurociência cognitiva é tema de seminário no PPGAdm

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

A interface entre neurociência cognitiva e organizações foi o tema de um seminário realizado nesta quinta-feira, 1º de setembro, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/Feac/UPF).  O seminário foi ministrado pela Dra. Keitiline Ramos Viacava. Durante a atividade, discutiu-se o uso de métodos da neurociência cognitiva para o campo organizacional.

Com o tema “O estado da arte na interface entre neurociência cognitiva e organizações: possibilidades e limitações”, a convidada abordou conceitos e possíveis aplicações das metodologias. Keitiline lembrou que neurociência cognitiva estuda aspectos como a memória, os pensamentos, a acurácia, a criatividade e a estratégia, ou seja, “como se adquire e processa informações”, resumiu. Keitiline destacou que o mercado busca, cada vez mais, utilizar essa ciência para dar conta de suas demandas.

A professora Keitiline Ramos Viacava desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de cognição e comportamento humano, com ênfase em comportamento gerencial e do consumidor. É doutora em Psicologia (UFRGS), onde investigou processos psicológicos básicos e seus envolvimentos em comportamentos de consumo alimentar. Realizou pós-doutorado e estágio de doutorado sanduíche no Center for Functional and Molecular Imaging (CFMI), Departamento de Neurologia da Georgetown University (Washington, DC, Estados Unidos).