Geral

Museu Histórico Regional promove oficina de Conservação de fotografias históricas e álbuns fotográficos

02/02/2018

16:16

Por: Texto: Franciele Moraes MHR/MAVRS – Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Evelyn Biorchi/ Franciele Moraes

Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), o Museu Histórico Regional (MHR) promoveu do dia 29 de janeiro a 1º de fevereiro a oficina de Conservação de fotografias históricas e álbuns fotográficos. A oficina foi ministrada por João Mendes Neto formado em História pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP, contando com a assessoria de Claudio da Costa.

A fotografia desempenha o papel de testemunha do passado, sendo essencial para a compreensão do presente. Além de despertar lembranças, é também utilizada como documento principalmente para pesquisas históricas. O objetivo da capacitação foi o de promover a conservação das fotografias históricas por meio de informações teóricas e práticas.  

Participaram da oficina profissionais que atuam em museus, centros-culturais, instituições públicas municipais e proprietários de acervos fotográficos históricos. O encontro reuniu 20 participantes representantes de instituições de Ibirubá, Canela, Porto Alegre, Ponte Preta, Carazinho e Passo Fundo. Entre os temas abordados se destacam a história da fotografia, processos fotográficos, conservação de negativos, estrutura dos materiais fotográficos, fatores de deterioração, restauro de fotografias e condições de armazenagem. 

A oficina teve financiamento do Pró Cultura RS da Secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do edital de inscrição publicado no site oficial da Oficina de Conservação Fotográfica http://www.conservacaofotografica.com.br/.