Universidade

Mulheres no agronegócio: Programa Protagonistas encerra primeira turma

08/03/2023

17:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Cerca de 50 mulheres que participaram do programa receberam certificado de formação, nesta quarta-feira (8)

Com o propósito de fortalecer o trabalho das lideranças femininas pensando na realidade da mulher do campo, o Programa Protagonistas finalizou a primeira turma nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento de encerramento ocorreu no estande da FMC, na Expodireto, em Não-Me-Toque.

O programa é resultado da parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque Científico e Tecnológico e o Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA RS). Ao longo de seis meses, cerca de 50 mulheres participaram de encontros que incluíram formação e trocas de experiências. “O trabalho de vocês, mulheres, significa muito para nós. Entendemos que momentos de formação, de trocas e aprofundamento são fundamentais e por isso quero parabenizá-las pela trajetória de cada uma e por tudo aquilo que vocês representam na sociedade, nas nossas regiões e nas propriedades”, disse a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que também fez um destaque para o Dia Internacional da Mulher. 

“Ainda precisamos de um Dia Internacional da Mulher para demarcar as diferenças e desigualdades que existem na sociedade. Nós temos uma capacidade inigualável e devemos estar em diferentes espaços para que a sociedade seja melhor. Que consigamos multiplicar tudo que vivemos junto com esse programa. Muito sucesso e contem conosco, precisamos muito umas das outras para fazer com que essa força esteja em todos os lugares”, afirmou a reitora.

Para Débora Grazziotin Finger, uma das organizadoras do ELA RS, a primeira edição do programa superou as expectativas. “Este foi nosso programa piloto, no qual pudemos ter experiências e trabalhar essas aulas mensais, onde adquirimos conhecimentos em diversas áreas. Tivemos muitas avaliações positivas e esse resultado só foi possível graças a cada uma de vocês. Queremos divulgar o conhecimento e fazer com que se sintam cada vez mais protagonistas em diversos ambientes que estão inseridas”, pontuou.

“Feliz em ver tantas mulheres assumindo cargos importantes no agro”

Uma das participantes da primeira turma do programa foi a produtora rural Luciane Rheinheimer. Há 30 anos trabalhando na área, ela conta que nunca sonhou em um dia trabalhar com tantas mulheres capacitadas na área do agro. “Há tempos atrás era uma luta solitária. Fico muito feliz que hoje tenhamos tantas mulheres competentes assumindo cargos tão importantes. Agradeço a todo carinho e acolhimento que tivemos durante o programa”, comenta.

A programação de encerramento do Protagonistas também contou com uma palestra que abordou o tema "Por que me conectar com a rede?, ministrada pela Gestora de Inovação Rede Inova RS, Me. Bárbara Fritzen.

O programa contou com o patrocínio da FMC Agrícola, SLC Máquinas, Banrisul e Sebrae.