Ensino

Motricidade orofacial é tema de especialização na UPF

12/02/2019

11:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Curso é voltado para fonoaudiólogos que atuam ou têm interesse em atuar na área de motricidade orofacial

Favorecer a formação profissional científica e tecnológica, compatível com os avanços e as mudanças na atuação e no mercado de trabalho do fonoaudiólogo, é o que proporciona o curso de especialização em Motricidade Orofacial. Realizada pelo curso de Fonoaudiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), a formação está com inscrições abertas e os interessados podem inscrever-se aqui ou pelo site upf.br/ensino.

A especialização concentra-se na prevenção e na reabilitação de alterações resultantes de problemas na musculatura orofacial e nas funções vitais para a vida humana. Nesse contexto, as funções estomatognáticas como deglutição, respiração, mastigação, fala e sucção são transversais aos diferentes ciclos de vida do ser humano, iniciando com os processos de desenvolvimento desde o nascimento até o decréscimo de seu funcionamento com o processo de envelhecimento.

Apresenta como diferencial o estudo de casos clínicos na prática e a ênfase no estudo dos diferentes cenários de atuação, como por exemplo, hospitais, home care, clínicas integradas, atuação interprofissional, entre outros. O curso de pós-graduação contempla um cronograma de disciplinas organizadas para promover atualização no conhecimento e nas habilidades e competências para o desempenho profissional clínico. Além disso, prevê a atualização em pesquisa e o desenvolvimento de um trabalho investigativo de campo com ênfase na autonomia intelectual do profissional, servindo como base para a formação continuada em cursos de mestrado e/ou doutorado.

Inscrições

A especialização é voltada para fonoaudiólogos que atuem ou têm interesse em atuar na área de motricidade orofacial. As inscrições seguem abertas até 17 de março de 2019. A seleção será no dia 18 de março e a divulgação dos selecionados, no dia 19 de março. O período de matrícula vai de 1º a 8 de abril de 2019 e as aulas iniciam no dia 12 de abril. O curso tem duração de 18 meses e as aulas ocorrem nas sextas-feiras à tarde e à noite e aos sábados, pela manhã e à tarde, em regime mensal.

Informações

A coordenação do curso de pós-graduação é das professoras Dra. Luciana Grolli Ardenghi e Me. Lisiane Lieberknecht Siqueira. Inscrições aqui. Mais informações no site upf.br/ensino. Dúvidas podem ser esclarecidas entrando em contato pelo e-mail icbpos@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8494.