Integrado

Mostra do Conhecimento do Ensino Médio: projetos vencedores abordam a utilização de alimentos

04/11/2022

13:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento do Integrado UPF colocou estudantes do 1º ano em contato direto com a pesquisa

Os vencedores da X Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio foram definidos. A atividade, realizada em outubro, aproximou os estudantes do 1º ano do Integrado UPF da pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, criados a partir da temática “Ciência e Sustentabilidade”, escolhida pela ONU para o ano de 2022.

O estudo que conquistou o 1º lugar abordou o tema “Refood: um projeto de sistematização para o remanejamento eficaz de alimentos excedentes”. A pesquisa teve o objetivo de elaborar e estudar a viabilidade da construção de um projeto que interligue estabelecimentos onde são descartados alimentos de boa procedência a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Para isso, a proposta organizada baseou-se na montagem de um esquema de doações de produtos orgânicos que seriam comercializados, porém são descartados pelos vendedores, na maioria das vezes por critérios como falha na análise da integridade do produto, imperfeições na seleção dos alimentos que serão vendidos, entre outros.

Grupo vencedor comemora o reconhecimento

O trabalho constatou que a proposta da implementação de um programa que ajude pessoas de baixa renda, que dependem do funcionamento de organizações filantrópicas, seria possível se regularizada como um programa governamental, devido a demanda de fiscais e vigilantes para que o processo siga de maneira segura, além de que se realizada a nível estatal, poderia alcançar mais pessoas, tornando o projeto mais produtivo e eficaz no combate à fome. Tudo isso, utilizando um aplicativo como mediador desse processo de remanejamento de alimentos.

Segundo o professor orientador da pesquisa, Renan Cechet, os alunos desenvolveram um estudo de grande relevância social em tempos de crise econômica e crescimento da insegurança alimentar no país. “Tal projeto foi desenvolvido de forma muito autônoma pelos estudantes, desde sua concepção e escolha do tema, passando pela sua elaboração e apresentação na Mostra. A postura de maturidade deles diante da pesquisa é responsável direta pelo desempenho seguro e de sucesso dos alunos nas diferentes etapas do evento deste ano”, afirma.

A aluna Ana Clara Bortolazza, que é uma das integrantes do grupo, relata como a criação da pesquisa e o envolvimento na Mostra foram importantes para a sua formação. “Acredito que eventos estudantis como a Mostra do Conhecimento nos proporcionam o estímulo ao aprendizado e a participação ativa desse processo. Durante o desenvolvimento do projeto, adquirimos habilidades, como a comunicação oral, escrita, a pesquisa científica e o trabalho em grupo. Eu e meus colegas saímos dessa atividade gratos pela oportunidade de vivenciar um projeto que oferece a integração entre os estudantes e o reconhecimento pela realização de um estudo que foi feito com muita atenção e dedicação”, disse.

Além de Ana Clara, integram o grupo campeão os estudantes Arthur Duarte, Bernardo Rupolo, Caroline Mozzato, João Pedro Chiesa e Manuela Nunes.

Aproveitamento de frutas
O trabalho que obteve o 2º lugar explorou a temática “Aproveitamento pelas escolas públicas das frutas não comercializadas na feira do produtor”. O propósito foi projetar um redirecionamento inovador dos excedentes de frutas da Feira do Produtor de Passo Fundo, encaminhando os alimentos para uma escola pública, onde geleias seriam produzidas e vendidas com o intuito de arrecadar fundos para a instituição de ensino, além de trazer uma maneira de conscientização sobre o tema, destacando a sua importância.

Estudantes obtiveram o 2º lugar na Mostra

Fazem parte do grupo os alunos Gabriel Fontaneli, Heloísa Carneiro, Lívia Kreutz, Maria Luisa Satler, Mariana Lampert e Rafaela Davesac.

Hortas nos presídios
A pesquisa que ficou com o 3º lugar estudou o assunto “Análise da viabilidade da implementação de hortas orgânicas em presídios”. Para ser colocada em prática, seria montado um minhocário para a produção de húmus, com o objetivo de construir hortas orgânicas em presídios, a fim de, com o excedente, promover incremento nutricional aos detentos e às comunidades carentes.

Estas hortas, conforme o projeto, proporcionariam um trabalho voluntário para seus participantes e auxiliariam na democratização de uma alimentação saudável, trazendo alimentos livres dos agrotóxicos que causam malefícios à saúde de seus consumidores.

Alunas desenvolveram projeto sobre hortas orgânicas

Para a aluna Rafaela Spode de Freitas, que faz parte do grupo, participar da Mostra foi uma experiência única. “Tive a oportunidade de fazer parte de projetos que vão muito além da escrita, mas também da prática de um projeto que ajuda a formar cidadãos. Os projetos apresentados mostram uma grande visão de mundo dos alunos do Integrado e da grande diferença que podemos fazer no mundo. Participar da Mostra do Conhecimento Integrado forma seres humanos melhores e mais conscientes”, enfatiza.

O grupo que desenvolveu o projeto também foi composto pelas estudantes Ana Carolina Cunha, Antônia Tebaldi, Maira Lucheta, Manuela Oliveira e Maria Eduarda Ferretto.

Resultados promissores
De acordo com a professora Nara Marley Aléssio Rubert, que orientou ambos os grupos, o resultado dos estudos foi muito animador para os professores por vários motivos. “Os grupos tiveram mais autonomia e agilidade para se organizarem nas atividades e distribuírem as tarefas; o Novo Ensino Médio implementado na nossa escola, exatamente com essas turmas que participaram da Mostra, nitidamente deu conhecimento de projetos, de metodologia, de pesquisa e iniciação científica para que eles tracem as metas e escrevam com mais clareza e organização; os jurados tiveram dificuldade em classificar apenas 3 grupos. Os critérios precisaram ser muito justos, pois várias equipes mostravam-se em condições de classificação e até mesmo de premiação; por fim, outro fator empolgante foi o entusiasmo, a agilidade, a logística e a alegria dos estudantes que estavam realizando todo o processo realmente envolvidos e empolgados”, destaca.