Ensino

Mestrados interinstitucionais: projetos que chegam longe e geram novos resultados

07/06/2023

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Mestrando do PPGL desenvolve ação prática na Escola Municipal Machado de Assis, em Nova Brasilândia D'Oeste, Rondônia

Os mestrados e doutorados interinstitucionais são ferramentas de troca e qualificação que mostram que a educação não tem fronteiras. A Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com algumas parcerias e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) é um dos exemplos. A colaboração cultural e científica ocorre, via convênio, com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e envolve mais de 40 professores da rede pública da região norte do país. Amarildo é um desses docentes e relata como a pesquisa desenvolvida no Programa já traz resultados para dentro da sala de aula.

Ele é professor na Escola  Municipal Machado de Assis, localizada em Nova Brasilândia D'Oeste, no Estado de Rondônial, e sua pesquisa tem como temática o letramento. Em suas aulas, nas turmas do Ensino Fundamental, Amarildo busca aproveitar sua formação no Mestrado em Letras da UPF, aplicando um projeto de leitura, escrita e oralidade com as turmas de sua escola a partir do Caderno da Exposição Era uma vez.. narrativas de crianças na pandemia de Covid-19: discursos que reinventam o mundo. O caderno é um produto decorrente do projeto coordenado pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. 

O professor conta que, em primeiro lugar, foi feito um levantamento sobre a experiência de vida dos alunos da turma no período de pandemia do Covid-19, entre os anos de 2019 e 2020, quando eles tinham de 9 a 10 anos de idade. Amarildo relata que foram várias experiências narradas por eles, inclusive do medo de contrair a doença e morrerem ainda crianças. Eles contaram também que sentiam saudade dos amigos e da escola. 

Conforme Amarildo, eles deixaram claro que sentiam falta das companhias e brincadeiras entre colegas da escola, festinhas e apresentações em datas comemorativas, principalmente dos dias das mães e do dia dos pais. Após as narrativas dos estudantes, o professor conversou com eles que o mundo todo passou por esse momento e apresentou como viviam algumas criaças no tempo da pandemia. “Apresentei o livro para ser lido por mim em sala de aula, fiz um breve relato sobre a vida da autora e disse a eles que ela teria um gande desejo de conhecê-los e conversar com eles após a leitura do livro. Todos ficaram maravilhados e aceitaram o desafio para a leitura e produção escrita e além da produção escrita adoraram a narrativa, produziram textos, desenharam e pintaram seus animais de estimação, dramatizaram e fizeram um coral fantástico a musica O patinho azul. Eles viveram a fantasia de criança”, comenta.

O trabalho foi marcado com momentos ímpar, com muitas recriações e inovações na originalidade dos trabalhos dos estudantes e a experiência de vida de cada estudante. Segundo Amarildo, apesar das grandes dificuldades que os estudantes enfrentam em compreender textos e interpretá-los pela defasagem de aprendizado e tempo fora da escola no período da pandemia, por meio do projeto, eles tiveram uma oportunidade de ver a realidade de outra forma. “Pela dinâmica na apresentação do trabalho, com a liberdade de produzir, pintar, dramatizar e escrever suas histórias, eles reiventaram, produziram e recriaram as realidades. Foi marcante viver essa experiência”, observou.

Para a professora Marlete, muitas outras pesquisas estão se delineando com esta parceria, fazendo com que o PPGL colabore, de maneira efetiva, para o desenvolvimento científico do país e com a formação continuada de educadores preocupados com a qualidade da educação brasileira.

A UPF está com inscrições abertas para 20 cursos em 13 Programas de Pós-graduação. Os processos de seleção ocorrem no âmbito de cada programa. Com a qualidade da pesquisa e da produção de conhecimento reconhecidos pela Capes, os cursos são uma oportunidade para quem deseja alçar novos voos na carreira. O PPGL é um deles.

Saiba mais acessando www.upf.br/pos.