Geral

Medicina Resumida é o novo podcast da área

09/09/2020

08:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto criado por acadêmico de Medicina da UPF traz conteúdo médico de qualidade, em áudios curtos e de forma prática, para toda a comunidade

Uma nova tendência de consumir informação está conquistando um espaço cada vez maior: os podcasts. E entrando nesta nova forma de adquirir conhecimento, o estudante de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), Gabriel Weber, criou o Podcast Medicina Resumida. Mas será que dá para resumir a Medicina? No projeto do acadêmico, a ideia é apresentar ao público temas médicos em destaque e relevantes, com conteúdo de qualidade e episódios curtos, que podem ser acessados em qualquer hora e lugar.

Percebendo que a maioria dos podcasts existentes na área médica oferecem conteúdos longos, com cerca de uma hora, o estudante teve a ideia de criar episódios curtos e completos. A duração dos episódios varia entre 5 e 20 minutos. “Todos sabem que é muito difícil se manter concentrado por uma hora em qualquer coisa, ainda mais em um conteúdo tão pesado e somente por áudio. Por isso, decidi criar um projeto que pudesse atender essas duas demandas: qualidade de conteúdo e um tempo menor de programa”, revela o estudante de Medicina do VI nível.

Para todos os públicos
O Medicina Resumida é bem recente. No final de setembro completará um mês, mas já tem mais de 100 inscritos no Spotify (serviço de streaming de áudio) e quase 300 seguidores no Instagram. E o melhor de tudo: é feito para todos os públicos. “Os conteúdos são feitos com uma linguagem acessível a todos, para estudantes ou profissionais da área da saúde, para aqueles que desejam se informar mais a fundo acerca de temas médicos e para a comunidade em geral”, explica Weber.

O objetivo do podcast é promover educação de qualidade a toda comunidade de forma fácil, gratuita e acessível, sempre com a participação de um especialista no assunto. Entre os conteúdos já abordados no programa estão: Abordagem do paciente psiquiátrico; Diabetes mellitus; e Pericardite aguda. “A finalidade é revisar conteúdos acerca de temas médicos pertinentes no dia a dia dos estudantes de medicina e médicos em geral. O Medicina Resumida também tem como objetivo levar aos ouvintes o conteúdo de forma mais prática, destacando os principais pontos dos tópicos abordados, sempre levantando temas e aspectos de diferentes áreas da medicina”, afirma o acadêmico.

A qualquer hora, em qualquer lugar
O podcast é uma maneira nova de se adquirir conteúdo. Uma forma de compartilhar conhecimento com quem quer estar bem informado, mas tem uma rotina intensa. As pessoas podem escutar o podcast indo para aula, seja de carro ou a pé (com seu fone de ouvido); enquanto estiver viajando; ou mesmo em casa, quando tiver um tempo livre e quiser relaxar aproveitando seu tempo para estudar de uma forma diferente. “O ouvinte pode ouvir nossos conteúdos onde estiver, quando quiser, de maneira fácil, rápida e com qualidade. Essas são as necessidades do mundo atual”, destaca o criador do Medicina Resumida. 

Como ouvir o Podcast?
Os episódios são publicados semanalmente, aos domingos, às 18h. A duração média dos programas é de 15 minutos. Acesse o Podcast Medicina Resumida no Spotify aqui e também pelo Instagram: @med.resumida_podcast.