Notícias UPF

MBA em Controle de Qualidade e Meio Ambiente - EAD promove aula inaugural

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na última sexta-feira, 12 de abril, a aula inaugural do curso de MBA em Controle de Qualidade e Meio Ambiente - EAD. O evento ocorreu no auditório do Laboratório Central de Informática (LCI), reunindo docentes, profissionais e estudantes. A especialização envolve três grandes áreas: Gestão de laboratório e da indústria; Controle de qualidade; e Meio ambiente. Durante o encontro, ocorreu também uma palestra com o gerente da qualidade e melhoria contínua de processos da empresa PlastiMarau, também professor da especialização, Me. Paulo Cesar Mayer. 

De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, o curso é importante por proporcionar formação continuada a distância. “Promovemos esse primeiro encontro para apresentar os professores e nossa estrutura e possibilitar que os estudantes se cadastrem no Moodle, que é o sistema que eles utilizarão para as aulas. O EAD é uma política que a Universidade está perseguindo e que deseja ampliar e consolidar, e, por isso, a relevância desse primeiro encontro”, destacou.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Dr. Luiz Marcelo Darroz, destacou a importância de mais uma especialização ofertada pela unidade acadêmica. “O Iceg tem oito cursos de graduação, é uma unidade bastante grande e esse MBA vem preencher uma lacuna, já que muitas vezes, durante a graduação, o aluno não consegue ver tudo o que há em sua área.  Nós acreditamos que a especialização qualifica ainda mais os profissionais no mercado de trabalho”, disse. 

Especialização 
O curso de MBA em Controle de Qualidade e Meio Ambiente foi criado para que profissionais de áreas técnicas, que atuem ou desejam atuar em laboratórios ou em indústrias, estabeleçam uma interface entre as áreas da gestão e os aspectos técnicos de sua formação. 

Conforme a coordenadora do curso, professora Me. Ana Paula Härter Vaniel, essa é a primeira edição do curso, que tem maior carga horária em EAD. “Aproximadamente 25% da carga horária ocorrerá de forma presencial, com visitas técnicas a empresas da região e fora do estado. Além disso, ocorrerão aulas práticas, utilizando os equipamentos do UPF Parque e de outros laboratórios da Universidade”, contou. 

A demanda pela especialização é crescente, conforme a coordenadora.  “Observamos que existe uma grande demanda para uma especialização como essa, que também é multidisciplinar, porque temos professores de diferentes áreas. Essa é uma especialização cheia de diferenciais de qualidade, então, me parece que foi isso que atraiu um grupo tão grande.  É uma demanda que chegou dos nossos egressos, e uma formação continuada que foi construída com foco no mercado de trabalho”, finalizou.