Universidade

Manter-se ativo para envelhecer com saúde

24/05/2023

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Oficinas de ginástica e alongamento oferecidas pelo Creati UPF proporcionam bem-estar e qualidade de vida na terceira idade

Duas vezes por semana, a Maria Beatriz dos Santos Formighieri se desloca até a Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar das aulas de ginástica oferecidas pelo Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Instituição. Integrante do grupo há 12 anos, ela comenta sobre os benefícios que sente ao incluir os exercícios físicos na rotina. “Participar do Creati faz uma grande diferença na minha vida e quando não venho sinto falta, parece que a cabeça alivia, me sinto disposta, fora que o grupo é bem animado”, afirma.

Maria Beatriz participa há 12 anos do Creati

A Isabel Frosi Benetti também encontrou no Creati a possibilidade de se manter mais saudável e de bem com a vida. Ela está no grupo há 20 anos e participa da oficina de alongamento. “As oficinas são todas ótimas, cada época faço uma diferente. Alongamento é muito bom, porque a tendência pela idade é a gente ir encolhendo, então dá disposição, a gente ri bastante. O Creati para mim é uma terapia, além de física, mental. É um momento de descontração, de alegria, troca e partilha”, destaca.

Benefícios para o corpo e para a vida

As oficinas de ginástica e alongamento oferecidas pelo Creati são direcionadas ao público da terceira idade com objetivo de melhorar as condições físicas e o fortalecimento do corpo, conforme explica o coordenador, Diego Piva. "Os exercícios ajudam a retardar a perda de massa muscular e melhoram a flexibilidade, além de aliviar tensões musculares, melhorar a circulação sanguínea, o equilíbrio e a coordenação motora”, comenta Diego. “Buscamos sempre ter o cuidado de orientá-los para que executem os exercícios adequadamente e tenham um excelente resultado. Isso proporciona que eles se sintam melhores em suas atividades diárias, como ir ao banco, ao mercado, e realizem suas tarefas de forma natural”, ressalta.

Creati oferece 15 opções de oficinas

Além das aulas de ginástica e alongamento, o Creati UPF oferece outras opções de oficinas: artesanato, câmbio, coral, dança livre, ferramentas tecnológicas, ginástica postural, hidroginástica, natação livre, pilates aparelho, pilates solo, grupo de danças Pupilas da Aldeia, violão e yoga. Todas as aulas são realizadas no Campus I da UPF. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8580 ou WhatsApp (54) 98432-7166.