Extensão

Motivos para participar do curso “Literatura e Direito: palavras nada inocentes”

15/09/2020

10:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Curso de extensão é on-line e está com inscrições abertas até o dia 25 de setembro

Literatura e Direito se aproximam de alguma forma? Sim, mais do que a gente imagina! Obras como “Édipo Rei”, “Fausto”, “Mercador de Veneza”, “Crime e Castigo” e “O conto de Aia”, que integram o curso, já confirmam esta ligação. Olha só o que o coordenador da atividade, professor da UPF Dr. Miguel Rettenmaier, tem a falar sobre isso: “Literatura e Direito estão ligados pela linguagem, pela ação dos discursos e pela interpretação de códigos. São saberes feitos de pensamento e sensibilidade”. 

E as palavras nada inocentes fazem parte disso tudo? “Literatura e Direito são ‘arte’ pelas palavras, que jamais são inocentes, estão sempre em cumplicidade com outros sentidos, com intenções abertas ou veladas, com silêncios...”, afirma o professor Rettenmaier.

No curso, os participantes discutirão textos literários, clássicos e contemporâneos, associando suas temáticas a questões de interesse da área jurídica.

Os motivos para participar são inúmeros, mas vamos revelar três razões essenciais:
1 - Ler literatura é algo bom, que faz bem, que instiga pelo prazer. Quando lemos um livro ainda temos a chance de discutir sobre ele, em uma espécie de círculo de leitura fora das imposições tradicionais da escola e da universidade, a coisa fica muito agradável e pode ser mesmo transformadora. 
2 - O curso tem por base encontros remotos, o que tanto facilita para que as pessoas não se arrisquem, saindo de casa em tempos de pandemia, como aproxima, virtualmente, leitores de todo o Brasil. Temos leitores da Bahia, por exemplo. Esse olhar, de tantos lugares, faz do texto literário um objeto ainda mais cheio de vozes. 
3 - Ler mostra o outro, o que está ao nosso lado (ou que se aproxima, via realidade virtual), e o que está dentro de nós e não conhecíamos. Ler nos coloca no lugar do outro, desperta e aprofunda nossas possibilidades empáticas. Ao mesmo tempo, nos mostra e nos deixa ver a própria face, pelo reflexo em um espelho inesperado: um narrador ou um personagem que diz o que não tínhamos palavra para denominar. Nessa hora, a experiência de ler se transforma em uma experiência de ser.   

Agora é só realizar a inscrição AQUI.

Sobre o curso
Os encontros ocorrem de forma on-line, sempre aos sábados pela manhã, das 8h às 12h. O próximo encontro será no dia 26 de setembro. O curso segue até o dia 14 de novembro, totalizando 30 horas. 

O curso é vinculado à Jornada Nacional da Literatura e ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Participam da formação os professores da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier, Dra. Ivânia Campigotto Aquino, Dr. Gerson Luís Trombetta, Dr. Luis Francisco Fianco Dias e Dra. Fabiane Verardi. 

Podem participar profissionais, pesquisadores e acadêmicos das áreas do Direito, Letras e demais humanidades, além de educadores e o público em geral que tenham interesse na temática. O investimento para realização do curso é de R$ 129,90.