Extensão

Junho Vermelho: projeto da UPF atua em prol da doação de sangue

14/06/2022

17:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto de extensão “Os quatro pilares para a obtenção da segurança transfusional” é destaque pelo incentivo à doação

O gesto de doar sangue ajuda a salvar até quatro vidas e representa um ato de empatia com quem passa por um momento difícil e delicado de saúde. Dados do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) mostram que a necessidade, em junho, é de 80 doadores/dia, porém a coleta atual está sendo de 60 doadores/dia. Situações como esta exemplificam como a doação é fundamental. Nesse sentido, como forma de refletir e conscientizar a população a respeito da importância da doação de sangue, que ocorre a campanha Junho Vermelho, dedicada a sensibilização sobre o tema.

Engajada e sabendo da relevância do assunto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve diversas ações que incentivam as pessoas a se tornarem doadoras e assim serem solidárias com o próximo. Uma delas ocorre por meio do projeto de extensão “Os quatro pilares para a obtenção da segurança transfusional: educação, saúde, cultura e inovação tecnológica”. Vinculado à Faculdade de Medicina (FM), ele promove atividades direcionadas à segurança transfusional por intermédio da educação e cultura, envolvendo desde crianças até idosos da comunidade passo-fundense.

Uma ação feita pelo projeto e pela Prefeitura de Passo Fundo ocorreu nessa terça-feira, 14 de junho, para lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue. Estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides assistiram o vídeo “HemoÇões”, que reproduz a história do livro "O dia em que o avô de Pedrinho completou seu ciclo como doador de sangue".

A obra retrata a trajetória dos doadores e principalmente o fechamento do ciclo de doação dos idosos, sendo desenvolvida e lançada em 2019, em um trabalho conjunto entre UPF, HSVP, por intermédio do Serviço de Hemoterapia, e a Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras). Na ocasião, os alunos também receberam exemplares do livro. A atividade contou com a presença de acadêmicos, professores e do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. 

O vídeo foi feito por meio de uma gravação realizada em conjunto com outros projetos de extensão da UPF, que são o “ComSaúde” e o “Educomunicação e produção audiovisual”, considerados inteprogramas, pois envolvem as áreas da saúde e da arte, comunicação e cultura. Ainda teve o apoio dos Projetos Sorrisos Editora e Produtora Cultural e da APLetras.

Trabalho para e com a comunidade
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Me. Cristiane Rodrigues de Araújo, que atua também como gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP, a ação incentiva a importância da saúde e do bem-estar para qualificar os doadores de sangue e futuros candidatos. 

O projeto ainda desenvolve artigos científicos e participa de eventos, produzindo conteúdos de forma inovadora e tecnológica.

“O projeto conta com ações comunitárias, como abordagem à população de forma geral, desde crianças até idosos em centros de referência, produção de materiais didáticos sobre o tema, elaboração de jogos eletrônicos e aplicação de aulas expositivas e atividades lúdicas para a população jovem em escolas municipais. Essas atividades informam e sensibilizam a população sobre a doação de sangue, procurando atrair novos doadores e fidelizar os pré-existentes”, conta Cristiane.

Multidisciplinar, o projeto conta com a participação dos professores do curso de Farmácia da UPF, Dr. Luciano Siqueira e Dra. Luciana Graziotin, de 19 acadêmicos da Medicina e da Farmácia, além de contar com a colaboração de funcionários do Serviço de Hemoterapia do HSVP. “Os voluntários têm a oportunidade de atuar em ações científicas por meio da elaboração de pesquisas acadêmicas e artigos, que buscam aproximar o acadêmico da realidade que envolve a doação de sangue e outros temas relacionados ao ciclo do sangue, bem como a situação mundial nessa esfera”, complementa Cristiane.

Como doar
Para doar sangue, os interessados devem procurar o Serviço de Hemoterapia do HSVP, localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia - nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e uma vez por mês nos sábados de manhã, mediante agendamento de grupos previamente.

Para a doação, é preciso estar bem de saúde, ter se alimentado e ter tido uma boa noite de sono. Além disso, o peso deve ser acima de 50 kg e a idade deve ser entre 16 e 69 anos. Candidatos entre 16 e 17 anos precisam de termo de consentimento dos pais, e para doar até os 69 anos, a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos.