Geral

Julho Amarelo: previna-se contra as hepatites virais

01/07/2022

13:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ação no Centro de Convivência oportuniza a realização do teste gratuito de hepatite B

O início do segundo semestre de 2022 aborda mais uma campanha de conscientização: o Julho Amarelo é marcado pela luta contra as hepatites virais. Atenta a importância de alertar a comunidade acadêmica sobre o assunto e de incentivar a prevenção dessas doenças, a Divisão de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em parceria com o curso de Enfermagem (Estágio Curricular I) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), promove, nesta sexta-feira (1º), uma ação no Centro de Convivência, Campus I. No local, é possível realizar a testagem gratuita para hepatite B e receber orientações a respeito das hepatites.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Com relação às hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, elas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

O teste da hepatite B é feito de forma rápida, por meio da retirada de uma gota de sangue do dedo da mão. O resultado fica pronto em 15 minutos. A atividade na UPF conta com o apoio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e da Secretaria de Saúde de Passo Fundo, responsáveis pelo fornecimento dos testes.

A ação, que também foi constituída por visitas aos setores da UPF, segue até às 16h, no Centro de Convivência. Ela também será realizada na estrutura multicampi da UPF.

Hepatites A, B e C são as mais comuns
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de julho de 2021 - Hepatites Virais |2021, no período de 1999 a 2020, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 689.933 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 24,4% são referentes aos casos de hepatite A, 36,9% aos de hepatite B e 38,1% aos de hepatite C.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite A está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e autolimitada. Existe vacina para prevenção e além disso é necessário realizar a higienização adequada das mãos e dos alimentos antes de ingeridos.

Já a hepatite B é o segundo tipo com maior incidência e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Existe vacina para prevenção. Orienta-se o uso de preservativo em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercing. A testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão da mãe para o bebê, pois a profilaxia através de imunoglobulina e da vacinação para a criança, logo após o nascimento, reduz drasticamente o risco de transmissão vertical.

A hepatite C tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. Ela é considerada a maior epidemia da humanidade atualmente, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina contra a hepatite C, porém sugere-se não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.