UPF Serviços

Isolamento acústico: uma alternativa para a boa convivência nas edificações

13/04/2021

08:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação e Reprodução

Cetec Serviços/UPF oferta serviço de ensaio de desempenho acústico in loco de edifícios

Técnica realizada para bloquear sons ou ruídos de um ambiente para o outro, por meio do uso de diversos materiais, o isolamento acústico está presente em muitos setores da sociedade.

Equipamentos Sonômetro e Fonte Sonora Dodecaédrica

Um deles é o ramo da construção civil, no qual algumas construtoras têm utilizado equipamentos e tecnologias para evitar que barulhos possam ser ouvidos nos apartamentos de prédios residenciais. Neste caso, o isolamento acústico consiste nas limitações do som que atravessam as partições verticais e horizontais das edificações, sejam sons vindos da via pública ou dos vizinhos.
 
Atenta a esse importante segmento, que é a construção civil, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade o serviço de ensaio de desempenho acústico in loco de edifícios. O trabalho é realizado pelo Cetec Serviços da UPF com o apoio do Laboratório de Conforto Ambiental da UPF, com o objetivo de definir um valor de isolamento, permitindo assim a comparação entre sistemas construtivos, bem como a avaliação do nível de conforto percebido pelo usuário da edificação.
 
As atividades desenvolvidas pelo Cetec Serviços da UPF acontecem in loco, onde funcionários especializados utilizam, para a análise do ambiente construído, diversos equipamentos, entre eles: Sonômetro, Amplificador, Fonte Sonora Dodecaédrica e Geradora de Ruído de Impacto.
 
Conforme o engenheiro civil Eduardo Basso, responsável técnico pelo Cetec Serviços da UPF, os ensaios são oferecidos às construtoras e incorporadoras de Passo Fundo e da região norte do Estado do Rio Grande do Sul, sendo realizados em edificações residenciais concluídas visando confirmar o desempenho acústico projetado.

Segundo o coordenador do Laboratório de Conforto Ambiental da UPF, professor Me. Rodrigo Carlos Fritsch, pioneiro na pesquisa e validação dos métodos e ensaios aplicados para avaliação do desempenho acústico na UPF, esse serviço é essencial, visto que anteriormente as construtoras necessitavam contratar serviços de Porto Alegre ou, até mesmo, de Santa Catarina. “Com o investimento em tecnologia, um passo importante foi dado para que a UPF prestasse um trabalho inestimável ao mercado da construção civil, tanto para a cidade quanto para a região”, disse.

Geradora de Ruído de Impacto

Isolamento acústico como benefício para a qualidade de vida
A empresa Incoben - Construtora e Incorporadora foi atendida pelo Cetec Serviços no seu empreendimento La Casa Residência, no qual foi avaliado todo o sistema construtivo usado pela empresa.

Empreendimento La Casa Residência

De acordo com a sócia diretora da empresa, Sandra Sebben Zornita, muito se tem noticiado sobre problemas de condomínios relacionados à conflitos entre vizinhos, por conta de ruídos indesejados. “Nesse sentido, acreditamos que o isolamento contribui para uma melhor convivência dentro dos condomínios. É um fator de bem-estar para o usuário final”, comenta.
 
Conforme Sandra, os serviços prestados contribuíram para a verificação do atendimento aos critérios de desempenho acústico da Norma ABNT 15575:2013 em pisos e vedações verticais. “O desempenho acústico é um requisito muito valorizado pelos clientes e usuários das edificações construídas pela Incoben. Portanto, os ensaios foram primordiais para dar esta segurança ao nosso público”, relata.
 
As pessoas, de acordo com a sócia diretora da Incoben, ainda sabem pouco sobre o isolamento acústico, devido à falta de divulgação e da pouca utilização nos empreendimentos imobiliários. Entretanto, ela tem percebido que, à medida que o consumidor adquire conhecimento acerca dos benefícios trazidos pelo isolamento acústico, principalmente depois de utilizarem um imóvel dotado desta característica, acabam reconhecendo a sua importância para a qualidade de vida.
 
“Por exemplo, no edifício La Casa, fizemos diversos eventos mostrando o resultado atingido, tentando justamente divulgar e demonstrar os benefícios. O Laboratório da UPF, por meio do Cetec Serviços, foi fundamental neste trabalho, que, com muita seriedade e competência, realizou os testes e apresentou o resultado obtido pela Incoben em seu empreendimento”, destaca Sandra.
 
Solicite o serviço
Engenheiros e arquitetos de construtoras e incorporadoras que desejam solicitar o serviço de ensaio de desempenho acústico in loco de edifícios podem fazer contato com o Cetec Serviços da UPF pelo telefone (54) 3316-8208 e pelo e-mail cetec@upf.br. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.