Ensino

Intercâmbio acadêmico: inscrições para o Piac encerram nos próximos dias

18/03/2024

10:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Os estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) que desejam realizar intercâmbio no segundo semestre de 2024 devem ficar atentos: o prazo para se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac) encerra na próxima quarta-feira, 20 de março. O Programa busca qualificar o processo de formação acadêmico-profissional dos estudantes, por meio da troca de conhecimentos, informações e experiências acadêmicas em instituições de ensino de outros países.

Julia é estudante de Design Gráfico e, neste semestre,
realiza intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal

Estudante de Design Gráfico, Julia Migliorini faz parte de um grupo de 12 acadêmicos da UPF que estão realizando intercâmbio acadêmico, neste semestre, por meio do Piac. A acadêmica estudará por seis meses na Universidade do Porto, em Portugal. Mesmo tendo chegado recentemente, ela garante que já está aprendendo muito sobre a história e as diferentes culturas do local. “As aulas na Faculdade de Belas Artes são ótimas, pois dispõem de diversos espaços criativos e disciplinas excelentes. Além disso, a equipe docente e os colegas de aula me acolheram muito bem. Com certeza, é uma experiência que recomendo!”, conta.

Neste processo seletivo do Piac, são oferecidas duas vagas para o curso de Medicina, em instituições da Argentina, Chile, Espanha, Itália, México, Portugal e Senegal, e 20 vagas para os demais cursos de CSTs, bacharelados e licenciaturas da Instituição, em países como a Argentina, Espanha, Itália, México, Polônia, Portugal, Suécia e Uruguai.

Como fazer a inscrição?

Para se inscrever, o estudante deve digitalizar toda a sua documentação, observando a qualidade dos documentos, salvar os arquivos em pdf e enviar para o e-mail aai@upf.br até 20 de março, utilizando o e-mail institucional @upf.br. Cada documento deve ser salvo com nome completo. O acadêmico pode fazer a inscrição para uma das vagas de intercâmbio indicando a primeira e segunda opção de país de destino, com as respectivas instituições de ensino.

Para se candidatar é necessário atender alguns requisitos. O estudante precisa estar matriculado no curso de graduação da UPF, no mínimo, em dezesseis créditos no primeiro semestre de 2024, e pelo menos em 20 créditos no caso dos acadêmicos de Medicina. No momento da inscrição, o candidato precisa estar aprovado em, no mínimo 50% e no máximo 80% dos créditos de seu curso. No caso dos acadêmicos de Medicina, é necessário estar cursando, no mínimo, o quarto semestre e ter finalizado, no máximo, 80% dos créditos totais do curso. Ainda, é obrigatório apresentar bom desempenho acadêmico, com média geral no histórico escolar igual ou superior a 7,0 e comprovar conhecimento da língua estrangeira do país de destino.

A seleção interna dos acadêmicos é feita pela Assessoria Internacional da UPF, a qual possui como critérios a análise da documentação apresentada e a realização de entrevista via Google Meet. Outras informações estão disponíveis no edital do Piac e no edital para estudantes de Medicina.