Notícias UPF

Interação ON UPF: uma imersão on-line no universo UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação e Silvia Brugnera

Evento virtual possibilitou aos estudantes do ensino médio conhecer as diferentes oportunidades de formação da Instituição

A animação e a expectativa em conhecer os diversos cursos e a infraestrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF) tomaram conta dos milhares de estudantes do ensino médio de escolas de Passo Fundo e região que participaram do Interação ON UPF, realizado na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro. A transmissão do evento, que abriu as portas da Instituição para os jovens de forma virtual, ocorreu direto do estúdio do Porto Alegre Comedy Club e do Campus I da UPF.

Renovado e repleto de novidades, o Interação ON UPF contou com a presença especial do artista Cris Pereira, que interagiu com o público por meio da interpretação do personagem de sucesso, Gaudêncio. Animado, ele conversou com os estudantes sobre vários assuntos, dentre eles, o futuro profissional.

A abertura do evento teve a participação da Reitoria da UPF. A reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, deu as boas-vindas aos participantes. “É uma alegria enorme encontrá-los no Interação UPF. Um evento histórico nesse momento diferente. O Interação foi, como sempre, cuidadosamente preparado para vocês, queridos estudantes, que estão aí, prestando toda a atenção para que possam fazer as melhores escolhas”, comentou.

A reitora destacou que o Interação permite aprofundar as diferentes áreas do conhecimento, mostrar toda a estrutura e capital humano existente na UPF, além da energia que existe dentro de uma cidade universitária. “Aqui e hoje, todos terão a possibilidade de conhecer melhor os cursos, para poderem fazer as melhores escolhas, viverem as melhores experiências durante o percurso na Universidade e, certamente, se transformarem nos melhores profissionais e pessoas, porque é disso que o mundo precisa. Vocês estão aí, cheios de energia e com uma inteligência enorme, preparados para mergulhar neste universo”, disse Bernadete.

Também estiveram presentes o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, e o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

Momento para conhecer a UPF, se divertir e receber prêmios
A programação do Interação ON UPF esteve recheada de atividades. Além do bate-papo com os estudantes, que expuseram quais cursos pretendem cursar, foram realizados desafios nas redes sociais da UPF, nos quais os vencedores receberam como prêmio bolsas de estudo de 25% e 50% nos cursos de graduação, e outros brindes.

Alguns espaços da UPF foram apresentados, dentre eles, a nova piscina da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), o prédio da Faculdade de Direito (FD) e o Hospital Veterinário. E alguns acadêmicos da UPF relataram suas vivências como intercambistas, experiência proporcionada por intermédio da Assessoria Internacional. 

O público pôde saber mais sobre a Reforma Curricular que atinge todos os cursos de graduação e possibilita a renovação dos projetos pedagógicos para 2021, de modo a proporcionar aos estudantes uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada, bem como a nova identidade de ensino que representa essa inovação curricular dos cursos, chamada de Sense UPF.

As atividades do Interação ON UPF seguem com os meets dos cursos. Hoje (4) e entre os dias 9 e 18 de dezembro, os estudantes participarão de meets com os cursos de seu interesse. Esta será uma oportunidade de conhecimento e conexão com a futura profissão por meio de bate-papos, e de ficar por dentro de todos os diferenciais e de todas as possibilidades que os cursos e a Universidade oferecem.

Durante a ação, os participantes concorrerão a vouchers de R$1.000,00 para serem utilizados como desconto em uma graduação da UPF.

Inscreva-se no Vestibular de Verão da UPF
As inscrições do Vestibular de Verão 2021 para 52 cursos de graduação serão realizadas de 4 a 21 de dezembro de 2020. A UPF também inscreve para o curso de Medicina, que tem processo seletivo próprio, com inscrições até o dia 8 de dezembro. Em razão do período de pandemia de Coronavírus, a Instituição oferece duas opções de seleção para os demais cursos de graduação: prova de redação on-line ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. As inscrições devem ser feitas aqui, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00. 
 
Na modalidade do Enem, o candidato deverá informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação, que será importada pela UPF do site oficial do INEP, a partir do CPF do candidato.
 
Já as provas de redação on-line ocorrerão por meio do site upf.br/ingresso, a qualquer tempo, até o dia 21 de dezembro. Para essa modalidade, o candidato deverá dispor de computador com acesso à internet. Caso necessário, a UPF disponibiliza os laboratórios de informática da sua estrutura multicampi (Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) aos candidatos, mediante agendamento, por meio do e-mail vestibular@upf.br ou do telefone (54) 3316-8220.