Universidade

Interação Day UPF: desbravando rotas do conhecimento

22/10/2021

17:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Carla Vailatti, Leonardo Andreoli e Natália Fávero

Primeiro dia do evento reuniu centenas de pessoas no Campus I da UPF

Futuros universitários conhecem as estruturas físicas, humanas e tecnológicas da maior instituição de ensino superior do Norte gaúcho no Interação Day UPF. O primeiro dia do evento no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi nesta sexta-feira, 22 de outubro. O público pode conhecer o Universo UPF por meio de quatro rotas: Humanidade e linguagens; Engenharias, arquitetura e tecnologias; Agro e negócios; e Saúde. A programação segue no sábado, 23 de outubro.

Estudantes e demais interessados em conhecer a Universidade tiveram a oportunidade de desbravar o campus, que tem 400 hectares, com uma infraestrutura e inovação que só a UPF tem. A Universidade tem 450 laboratórios e salas para ensino prático e experimental, convênios para intercâmbio com cerca de 70 instituições internacionais em 18 países, um Parque Tecnológico, uma fazenda escola, um Centro de Simulação Realística e muitas outras oportunidades que fazem a diferença na formação dos seus acadêmicos. “É uma alegria enorme receber os estudantes do ensino médio e demais interessados em conhecer a nossa Universidade de forma presencial depois de tanto tempo, um tempo tão desafiador para todos nós em função da pandemia. Temos uma infraestrutura moderna, espaços diversos de formação, que juntamente com o capital humano, propiciam a transformação na vida das pessoas. Essa é a palavra chave que trazemos neste momento: transformar vidas, transformar nossa região e, assim, continuar superando os desafios do nosso tempo”, declara a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

A Instituição lembra que os protocolos de saúde para a Covid-19 e os cuidados necessários à prevenção da doença estão sendo respeitados e o uso de máscara no Campus é obrigatório.

Caminhos que levam à transformação
São dois dias de imersão na estrutura universitária conhecendo potenciais e oportunidades que a UPF oferece. As quatro rotas do conhecimento, além das visitações e atividades práticas nas Unidades Acadêmicas, conta com atrações especiais de lazer, cultura e diversão.

São mais de 100 escolas de mais de 50 municípios participando do evento. Além de atrações especiais de lazer, cultura e diversão. Nesta lista, estão tirolesa, guerra de cotonetes, estilingue humano, touro mecânico e parede de escalada. “Como estudante do ensino médio, sempre vimos outros estudantes participando do Interação e todos falando o quão bom é vir e quanto conhecimento é adquirido aqui e isso me motivou a participar. Por meio do Interação conseguimos ter bastante noção sobre os cursos e o que é feito em cada um deles e, ainda, temos a possibilidade de conversar com os próprios estudantes e ter opiniões individuais deles”, destaca a estudante de Sananduva, Maria Eduarda Dalaio Curzel, de 17 anos, que esteve no Campus pela primeira vez. “Não conhecia o Campus. Achei gigante, bonito e muito incrível”, revela ela.

Desde a sua criação, mais de 80 mil alunos já participaram do Interação UPF. “Pretendo cursar Engenharia de Computação porque gosto bastante da tecnologia e tem muitas vagas e oportunidades. Participar do Interação, dá ainda mais brilho e vontade de estudar aqui”, comenta a estudante de Marau, Gabriela Rodrigues, de 18 anos.

Vestibular de Verão UPF: cursos híbridos são novidades
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2022. Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial no dia 13 de novembro ou pela média do Enem 2019 ou 2020. Interessados devem se inscrever em www.upf.br/ingresso até 9 de novembro. No total, são ofertados 50 cursos em diferentes áreas do conhecimento no Campus I e na estrutura multicampi da UPF, que compreende os municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Graduação Híbrida UPF
A graduação híbrida UPF é a grande novidade deste Vestibular e as inscrições já estão abertas para esta modalidade. Os cursos oferecidos para este processo seletivo na modalidade híbrida são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Para o ingresso será possível fazer a prova on-line ou utilizar a nota do Enem. Os detalhes estão disponíveis em www.upf.br/cursoshibridos. “Estamos contentes com o Interação, que movimenta o campus da Universidade, retomando também essa atividade de forma presencial, assim como todas as outras. Além do Interação, também vivemos um momento importante de Vestibular de Verão com mais de 50 cursos de graduação e também o lançamento dos cursos híbridos, num formato que junta o que temos de melhor em termos de presencialidade com a flexibilidade do ensino remoto, on-line”, salienta o vice-reitor.

Confira mais imagens do evento AQUI!